Olá! Tudo bem?

Infelizmente, faz quase 1 ano que eu não escrevo nada neste Blog e agora é o momento perfeito, depois desta correria de vida múltipla! Muitos de vocês sabem que eu me formei no final do ano passado e colei o grau no começo deste ano, em Engenharia Química! 🎓 E até então não escrevi nenhum textão concoluindo esta fase, porque ainda não tinha fechado mesmo: faltava a comemoração, o baile! 💃 E agora já foi. 😭

Os meus 5 anos de graduação foram muito cheios de pessoas, experiências, viagens, diferentes culturas... de tudo um pouco! Tive oportunidade de encontrar um namorado 💑, fazer monitoria, estágios, iniciação científica, aprender alemão, me formar em piano, ir para Alemanha e ficar lá por 1 ano para Intercâmbio pelo CsF, fazer 12 matérias em um semestre (sim, o dia inteiro)... E para todas estas vivências, não há dinheiro que pague! Eu também fui a festas e bebi muita cerveja. 😜🍻 Bem como meu primo me disse um dia: "Aproveite, que a melhor época da sua vida é enquanto você é uma universitária!"

Este ano, eu ia pra PUC não para ter aula de Engenharia Química, mas de Pós! Via meus antigos colegas de classe e de prédio, os professores e a saudade batia... É vida que segue e bola pra frente!

Depois de tantas reuniões, discussões, ajustes e muita mão na massa, finalmente, chegou o nosso dia de brilhar e festejar ao máximo a conquista do Diploma! Muito obrigada aos meus pais pela ajuda para conseguirmos muito dinheiro para dar um upgrade na festa, aos "sócios do contrato" (sim, vocês, outros formandos) e todos os clientes 💕




Se formar não é sinônimo de parar de estudar, mas muito pelo contrário: você tem que aprender a gostar de estudar e ter o hábito de estudar (talvez não tanto quanto antes), mas se desenvolver como expert no que você faz.

Não é porque o mercado de trabalho está ruim que você se desanima; mas sim ver na crise uma oportunidade de fazer coisas que outros não podem fazer, como pensar se é isso mesmo que você quer para sua vida (mas por um curto período de tempo), se especializar, se jogar no mundo afora (mandar currículo sem fronteiras de estados nem países)... No meu caso, fiz as duas últimas opções, pois eu tenho certeza que escolhi a profissão certa e iniciei, ao mesmo tempo, uma pós-graduação e um mestrado. Ah, ainda não cheguei a enviar currículos nem me inscrever a programas de especialização pra fora do país, mas quem sabe... Ainda não está fora dos planos.

Há uma diferença enorme entre ser aluno de graduação e de pós-graduação (strictu ou latu): na graduação, muitas vezes, os estudantes são "forçados" a estarem lá, por algum tipo de motivação, como obrigação dos pais ou perante à sociedade, de "ser alguém na vida" etc. Já na pós, as pessoas estão lá por interesse próprio, raramente alguém está te obrigando (o mais certo seria que existem exigências do mercado de trabalho, da empresa...). Então, as suas responsabilidades aumentam muito, até no momento de estudar. O bom é que a forma de avaliação é muito mais fácil, sem ser por "nota da prova", mas participação em aulas, desempenho geral ao decorrer da disciplina.

Meus agradecimentos a Deus, aos meus pais, amigos, familiares, colegas, professores, todo mundo que esteve presente neste período tão cheia de experiências enriquecedoras que me tornou quem sou hoje, uma Engenheira Química aberta a novas e brilhantes oportunidades! 


4 Comentários

  1. Parabéns Rie pelas conquistas e sucesso nesta nova fase, tem razão quando diz que temos que encontrar oportunidades na crise e nesta hora que mais amadurecemos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querida Rie!
    Você estudou muito, se dedicou, correu atrás e consegui chegar até aqui. Muitas novas conquistas virão e eu estarei sempre aqui torcendo por você.

    ResponderExcluir