Olá! Tudo bem?

Vou contar uma pequena história engraçada que ocorreu comigo neste feriado.

Quarta-feira, ao almoçar, A. comentou sobre escalar o morro Anhangava na sexta (7 de setembro) e eu prontamente acatei a proposta: chamei amigos para escalar junto, pedi conselhos/sugestões para ajudar no passeio, pois eu nunca tinha escalado nenhum morro daqui. E, com certeza, também chamei o E., mas simplesmente chamei-o para escalar o morro, sem falar sobre qual morro na mensagem. Para que eu não precisasse enviar mensagem a ele sobre informações da escalada, eu o adicionei no grupo chamado "Anhangava", com informações de onde e que hora nos encontraríamos. 

Chegou o grande dia: acordei cedo, arrumei as coisas e partimos, eu e E. De cara, ele já colocou no GPS o destino final. Eu acompanhei ele digitar "Morro ..." e o resto nem prestei atenção, pois estava concentrada em equilibrar o prato com o café da manhã e o copo com suco. De início, achei estranho que ele pegou a BR 277 para irmos para lá, ao invés da BR 116. Ao pegar a estrada de chão, começou a aparecer placas de indicação escritas "Morro do Canal". De cara, nem achei estranho; até pensei que fosse um nome alternativo para o morro.

Chegamos no local, Morro do Canal, envei mensagem no grupo dizendo "chegamos" e ficamos esperando até receber mensagem no grupo "Chegamos! Estamos no toldinho azul ao lado do posto do IAP". Parei, olhei ao meu redor e não vi nada disso. Então, perguntei ao E. se lá era Anhangava e ele não sabia. Então, perguntei ao funcionário do local e ele disse: "Aqui é Piraquara. O morro do Anhangava é em Quatro Barras, para lá!". Olhei para o rosto do E. e ele me disse "Mas você não me disse qual morro que era para a gente ir... Como você não disse o nome, pensei que era neste, que eu já tinha comentado em irmos" e eu retruquei "Mas você não leu o nome do grupo? ANHANGAVA" e, por fim, ele respondeu "Não". Como daria 1 h até chegarmos no morro certo, resolvemos que cada um subiria o morro em que estava. Por sorte, A. estava com uma amiga e eu, com o E..

No começo, fiquei um pouco chateada com ele e comigo, pois eu poderia ter conferido o destino final a hora que ele estava digitando. Mas resolvi respirar fundo e começar a subir; caso contrário, não aproveitaríamos o passeio.

A subida foi bem intensa: forcei bastante as minhas pernas e raspei um pouco a minha mão, ao apoiar minha mão nas pedras e puxar cordas e correntes. Inclusive teve uma pedra no primeiro terço de trecho que eu mal conseguia subir, pois o espaço era estreito e precisei forçar bastante a perna. Já na descida, foi bem mais tranquilo, mas no final, minhas pernas já estavam bem cansadas: elas estavam tremento e pensei que a qualquer momento, eu poderia perder firmeza nas pernas e cair no chão, mas suportei e cheguei até o final.

A vista é linda e a atmosfera das pessoas, é muito boa, pois as pessoas vão lá para se exercitarem, repirarem ar fresco, apreciar a natureza... Mas uma das coisas que não entendi muito é que as pessoas vão lá para respirarem um ar "mais puro", e tinham pessoas fumando e deixando o topo com cheiro de cigarro... Outra coisa que não consegui entender muito bem é que na nossa descida (lá pelas 11 horas da manhã), tinham muitas pessoas subindo: hora do almoço e o horário em que a incidência dos raios solares são mais fortes.

Para tirarmos foto no topo, usei a câmera, a GoPro, "escalamos" a outra pedra... E também pedi para E. tirar uma foto de mim por cima, para mostrar um pouco do abismo, mas ele não captou minha mensagem. É difícil explicar exatamente a uma outra pessoa como queremos que a foto saia, ainda mais quando ela não tem muita experiência com a técnica e/ou equipamento. Valeu a tentativa, mas fiquei sem a foto como queria. Veja à direita como saiu:

Neste breve passeio, encontrei também algmas situações curiosas: várias crianças escalando com seus pais e um pai com a criança nas costas (já deveria ter mais de 1 ano).



O passei foi bem agradável, com tempo muito agradável e a palavra para resumir esta aventura é desencontro, pois não bastou planejar tudo certinho para realizá-lo e também, mais tarde, ao ver no Instagram, vi que algumas pessoas conhecidas escalaram tanto o Morro Anhangava como o do Canal e, obviamente, não os encontrei.

Até a próxima aventura! ;)


Deixe um comentário