Todos os dias que eu me deparo com o céu azul, eu fico o encarando e sempre acabo tirando algumas fotos. São irresistíveis! Quando você observa um céu azul limpo ou bem azul com nuvens lindas e brancas, eu me sinto alegre, como se problemas fossem algo além deste mundo. Não dá vontade de, nesses momentos, ter asas e chegar até lá, para descansar na fofura das nuvens? Elas são tão reais e tão ilusórias ao mesmo tempo que acabam nos confundindo; por mais que pareçam imensos algodões, são água condensada que se enche cada vez mais para continuar seu ciclo. 
     Por que o céu é azul? O céu é azul pois as ondas luminosas (brancas) se espalham pelo céu inteiro, mas a que tem mais destaque é a onda azul, ou simplesmente é azul pois é uma cor tranquila e bela. E por que as nuvens são brancas? Porque as gotas de água que constituem as nuvens são de tamanho microscópicas e refletem todas as cores, desde o vermelho até o violeta ou pelo fato de ser uma cor pura e transmitir paz.




     A Ditadura Militar no Brasil foi um episódio marcante em nossa história, quando a forma de governo predominante era o totalitarismo e o autoritarismo. Neles, era simplesmente proibido se opor aos ideias adquiridos pelos líderes. Portanto, expressamente inapropriado mostrar suas opiniões, até em suas casas.
     Falando de uma maneira sutil, a tal liberdade existia apenas para os ditadores, de tirar a vida de quem quisessem, para que as pessoas se subordinassem, através de um processo chamado tortura, forçando-as as submeterem a uma maneira de viver: calados. A única maneira de sentir-se "livres", para alguns, era através de músicas engajadas, que codificavam a crítica, em outras palavras, que quando analisadas superficialmente, não tinham nada. Esse era um dos recursos de Chico Buarque de Holanda, que com a música "Cálice", queria dizer "Cale-se". Também havia os comunistas e estudantes indignados que protestavam, rebelavam, pichavam, mesmo correndo riscos de vida, mas visando o término do regime que se extinguiu em 1985, com restauração do governo e da liberdade.
     Atualmente, os cidadãos falam e fazem de tudo, sem limites; a liberdade é abusada, exagerada, e por mais que seja satisfatória, sempre haverá contradições a isso. Afinal, quando terão maturidade para parar de reclamar por falta ou por excesso de liberdade (ou de qualquer outra coisa)?


     Loucos são poucos, ou não. Todos tem dentro de sim um pouco de loucura. Obviamente, não aquela loucura de matar no segundo seguinte, mas aquela que ao expressadas, demonstram alegria pura, com risadas naturais e gostosas de se ouvir, às vezes, risadas que nos contagiam, mesmo sem ter algum motivo. Além do riso ser um bom remédio, segundo cientistas, com ele nós esquecemos de problemas, nem que sejam por míseros segundos. Já fiquei rindo com minha amiga, que ao viajarmos de ônibus, depois de já ter dado boa noite, do nada, resolvo perguntar se ela queria o dinheiro que lhe devia naquele momento ou não. Ela fez uma pausa, olhou para mim, e começamos a rir, sem ter sequer um motivo. Isso, era já quando as luzes estavam apagadas e todos dormiam. Ficamos por um bom tempo.
     É muito bom rir, seja sozinho ou com alguém, seja sem motivo ou por um bom motivo, sem debochar ou tiranizar algo ou alguém. Rimos também por "fofices", a todos os momentos (isso é uma loucura típica de algumas pessoas que conheço). Deveríamos estar suscetíveis ao riso a todos os momentos, talvez sair um pouco da realidade autoritária e cheia de pressão para viver melhor cada tempinho da nossa vida que, infelizmente, não volta mais. CARPE DIEM.
     Ao escrever isso, um assunto aleatório, ocorreu uma que tem tudo a ver: às 8:20 da manhã, em plena manhã de quarta-feira, tipicamente conhecido pelos BJotas com o dia de provas, um menino, muito parecido com o "Raj" de "The Big Bang Theory", que além de ter chegado atrasado, ao entregar seu gabarito ao professor aplicador de provas, levanta-se, pega sua mochila e sai da sala, sem dizer nada. Todos já sabiam que a saída apenas seria autorizada às 8:30, até porque estava escrito no quadro negro, com caracteres destacados, mas mesmo assim, ele saiu. Claro, achei que ele era um louco, até por nunca tê-lo visto, mas ao juntar este texto com o fato, foi a primeira e única coisa que pensei. Como qualquer outra coisa no mundo, existe o lado bom e o lado ruim, mas saiba aproveitar o bom, sem exageros, e aprecie sempre o bom senso.


     PAR OU ÍMPAR? Você não fica questionando às vezes "por que toda regra tem que ter uma exceção?" ou qualquer outra pergunta quase impossível de responder? Antes de tudo, você deve levar em conta de que não existem respostas à certas perguntas. Existem pessoas que querem saber o motivo para tudo como aquelas que não querem saber de nada, que mal conhece a si mesmo. No nosso dia-a-dia, um a mais ou um a menos não faz muita diferença, já que por exemplo, 1 e 2, ímpar e par, com peso pequeno.
     Diante a uma situação, seja fácil ou difícil, você sempre fica em dúvidas? Apesar da minha indecisão, tenho plena consciência de que tenho que fazer uma escolha, a favor ou contra a minha vontade. Claro, muitas vezes acabamos escolhendo o que nos convém ao momento, mas é importante que expandamos a nossa mente e o raciocínio para que essa decisão influencie de maneira positiva o futuro. Lembre-se de que é totalmente inapropriado decidir quem está certo com "par ou ímpar" em uma cirurgia, por exemplo. Portanto, não levem uma simples escolha "à risca". Sejam decididos. Se a sua decisão é convicta, naturalmente, demonstra segurança.
     Mas uma coisa é certa: só na matemática o par e o ímpar fazem a diferença.


     Global warming, worldwide economic crises, the end of the world. Are these facts really true? Global warming and the economic crises are racionaly undestandable, due to people's behaviors, however the fact that the world will end in 2012 has a supernatural cause or in a far, far thinking, a natural phenomenon.
     There are happening earthquakes and tsunamis because of tectonic plates' movings, according to scientific and racional thoughts, and no one can avoid it, however God can, for religious people. Many people say that don't believe on this event, "the end of the world", even with thiese disasters happening nowadays, but they fear and say proudly and sure that if it was going to occur, it alrealy had happened. For example, in the film "2012", the catastrophes are shown in an exaggerated way, as a huge repercussion, everything happening at the same time, with no survivors on the destroyed surface except people that are saved and stay in a kind of personalized ship for that emergency.
     Perhaps, "the end of the world" is just a process of a "niilism" that destroys everything that is wrong or not good, like our personality, the envirounment, social, economic and political problems, to build anothes from nothinf to make it acceptable or good enough. Anyone can't make something sure if don't have a way to confirm it. I think that it won't happen, but I don't disbelieve.
     We need to get out of the "perfect world" that we live to realize the real world that we're in. If you open your eyes, you'll see that something is wrong.


     Logo após o término do recreio, converso com a minha amiga, sobre um assunto randômico e atual: o uso da maquiagem "completa" no dia-a-dia. Sempre tive em mente em que a ferramenta é para gente grande ou para adolescentes, apenas em ocasiões especiais, que é quando utiliza para ficar diferente do cotidiano e de certa forma, mais bonita, vulgo mais velha, ou mais nova para algumas.
     Chegamos a uma conclusão, depois de um longo período de discussão, de que a maquiagem é uma máscara, propriamente dita, que cobre sua verdadeira aparência. Já a personalidade e a essência permanecem na alma, sempre e sempre, ou seja, não é algo suscetível a mudança alguma, sem considerar o psicológico. E falando em personalidade, há as pessoas que expressam mais o lado bom que o ruim e vice-versa, mas neste tópico, isso não conta.
     A finalidade deste texto, era para mostrar que a pureza, "essência" que você possui, nunca muda, seja com 4, 5 anos ou até 25 anos, pois se você desenhar ou apenas fazer alguns rabiscos e comparar com os que você desenhou aos 6 anos, é notável que os traços artísticos nunca mudam, seja um simples detalhe no olho de uma pessoa ou até em um contorno de uma árvore.
     Isso serviu tanto para minha amiga quanto a mim, para que em algum momento livre do dia, para refletir sobre sua vida, seu jeito de ser, e, acima de tudo, nunca esquecer de quem você é por dentro e por fora, pois em meio a tantas influências, circunstâncias e meios afora, você perde como qualquer objeto, você e a opinião própria.