Berlim é uma cidade muito segura, mas, infelizmente, não quer dizer que a taxa de criminalidade é nula. Ouve-se muitos relatos de furtos na rua e, principalmente, nos transportes públicos. A mãe da menina que morava comigo perdeu a bolsa (roubaram) em um restaurante no Alexanderplatz, um dos centros de Berlim. E também, outro dia, a menina que mora comigo foi roubada, sem perceber, no metrô. Sempe ouvi essas histórias, mas nunca pensei que fosse acontecer comigo, pois no Brasil, que é mais perigoso que aqui, nunca aconteceu. Na semana passada, inclusive, uma colega perdeu seus documentos (carteirinha de estudante com passagem semestral de transporte público, passaporte com o visto etc) que estavam dentro da mochila roubada e a perguntei se conseguiu recuperar seus documentos. Disse que estava tudo em ordem e faltavam alguns detalhes.

E adivinhe o motivo de eu estar escrevendo esta postagem: aconteceu comigo. Eu preciso sempre apresentar a carteirinha de estudante, que é o mesmo para ticket de transporte público. Lembro-me da última vez que guardei na moedeira dentro da mochila no último ônibus que peguei. Depois, quando cheguei em frente da porta de casa, percebi que a minha mochila estava fazendo muito barulho, mas nem me preocupei, pois pensei que fossem os chaveiros. Fui pegar a chave para abrir a porta e percebi que a minha mochila estava aberta, sem a moedeira. Voltei na estação e não vi nada. Entrei na casa e comentei com a pessoa que mora comigo e citei o que aconteceu, mais ou menos onde que poderia ser o possível local da perda e citei o que tinha dentro: 16,30 EUR em dinheiro, cartão do restaurante universitário, cartão pré-pago e carteirinha de estudante com o ticket semestral. Ela disse que eu deveria imediatamente cancelar o cartão e solicitar um novo.

Cheguei no quarto e liguei para cancelar o antigo cartão e solicitar um novo. Isso me custou U$ 10. Por sorte, o tempo foi tão curto, que nem teve tempo para ninguém gastar, uma vez que para utilizar o cartão basta somente assinar a nota fiscal, pois não solicita senha, ou pela compra na internet só digitar os números do cartão e o código de segurança.


No dia seguinte fui à universidade a pé, para economizar uma passagem e me exercitar. Peguei a rota tudo certinho no Google Maps antes de sair de casa, mas para quê? Me perdi e tive que me localizar com GPS. Cheguei na Universidade e fui solicitar um novo ticket semestral. Por sorte, encontrei a colega citada acima e fiz todo o procedimento necessário para solicitar uma nova carteirinha, que me custou mais 16 EUR. Por sorte, foi tudo rápido e tranquilo e a pessoa responsável por nós, bolsistas, disse que nesse período de final de ano há muitos roubos em decorrência das festas, que os ladrões querem festejar a nossa custa.

Quanto ao cartão do restaurante universitário, Mensa, consegui tranquilamente resgatar o valor do cartão para um novo.


Eu posso até ter agido desesperadamente (sem sequer esperar um dia para ver se alguém encontra), mas prefiro muito mais requerer novos documentos, não correr o risco de levar um prejuízo maior, não se preocupar mais com o pequeno roubo e voltar à rotina normal, com ENORME cuidado com os pertences pessoais. Quem diria que essas coisas nunca se passariam conosco? Agora, infelizmente, posso dizer que já fui roubada, não no Brasil, mas na Alemanha!


Deixe um comentário