Quem me conhece, sabe que as coisas para mim são “para ontem” e, muitas vezes, ajo desesperada e as coisas tem que se na hora. Normalmente mantenho as minhas coisas (qualquer coisa) ou em dia ou um pouco adiantado. Mas isso me faz agir sem pensar e isso já me custou um pouco de dinheiro aqui na Alemanha. Com essas pequenas coisas do dia a dia, já aprendi a não ter tanto esse pensamento “para agora”, mas antes de fazer algo pensar um pouco e pensar em outras possibilidades.

Como contei no “Diário de Berlim 3 –Compra de botas pela internet”, mal vi no Facebook a oferta da bota por 19,90 EUR e já fiz cadastro no site para realizar a compra. Depois do retorno da bota ao fornecedor e retorno do dinheiro, passou a virada do mês e, de repente, sumiu 39,95 EUR da minha conta. Fui ver no extrato da onde que tinha sumido e era da JustFab. Liguei na central de atendimento (pelo menos para essa loja o atendimento é bem rápido) e perguntei o motivo da cobrança. Eles disseram que eu havia me registrado para ser um membro VIP da loja, na qual eu teria descontos nas peças das coleções e todo mês seria descontado da minha conta 39,95 EUR para que eu pudesse adquirir as roupas. E, caso eu não quisesse que esse valor fosse cobrado, todo mês entre os dias 1 e 5 eu poderia pausar essa “cobrança” durante os cinco primeiros meses e que depois desse período, a cobrança não seria mais feita. No momento, eu pensei “o quê?“, pois eu não havia lido em nenhum lugar sobre essas cláusulas (e depois, eu visitei o site como “nova cliente” e, realmente, não há nenhum lugar, no momento do registro que fale sobre isso. Para não dizer que não tem, as regras estão escritas em uma página a parte, que só quem “fuça” o site encontra). Para cancelar essa “assinatura” tive que fazer outra ligação, pois a primeira pessoa que me deu as informações sobre o cadastro disse que não teria como cancelá-lo. Depois, liguei pela TERCEIRA VEZ para ter o meu dinheiro de volta. Disseram que não existe devolução desse tipo de “cobrança” e que o crédito ficaria disponível para a próxima compra. Tudo bem. Por causa disso, às vezes entro no site e tento finalizar a compra de uma peça qualquer, só para não perder o dinheiro, e dá? A resposta é não! Por enquanto, o dinheiro está perdido.

Outro caso foi tentar fazer reserva de um hotel. Como vou acompanhada, no filtro de busca já havia citado que a reserva seria para 2 pessoas. Encontrei uma oferta muito, mas muito barata. Nem pensei duas vezes e já efetuei a reserva. Na hora que eu terminei a parte burocrática e o pagamento, vi que a reserva era apenas para um quarto solitário. Bem que estava desconfiada pelo preço. Também nem pensei duas vezes e cancelei a reserva. Como tudo ocorreu num intervalo menor que 20 minutos, nem deu tempo do pagamento ser debitado do cartão; então, dessa vez, não perdi nada, ufa!

Para mostrar que eu aprendi que ser “desesperada” pode sair caro (mas incomodo muita gente), fui a procura de uma mochila ou mala para viagem, do tamanho necessário para que empresas de avião aceitem como bagagem de mão, pois as que eu tenho ou são muito pequenas ou muito grandes. Fui primeiro na Decathlon e encontrei um mochilão por 19,90 EUR. Quase comprei, mas eu me contive, pois haveria a possibilidade de eu encontrar opções melhores. Isso já foi um grande passo para que eu não agisse desesperadamente, mas tive que me conter muito. No dia seguinte, fui no Outlet de Berlim: encontrei boas opções de malas caras, pelas quais eu ainda poderia pagar. Como eu disse, incomodei dois grandes amigos, pedindo por sugestões. Um disse que preferia mochila, por ser mais prática e a outra disse “você vai trocar uma de 19,90 EUR por uma de 31?”. No final da história, voltei na Decathlon e comprei o mochilão de 19,90 EUR.



Como é muito difícil mudar o próprio jeito de ser, infelizmente, percebo a necessidade da minha mudança de uma maneira não muito agradável: perdendo dinheiro. Ainda bem que dinheiro não é tudo e também aprendo a lidar melhor com meus “defeitos”. Ações devido aos meus defeitos saem caras, mas também espero que, com isso, eu me torne uma pessoa melhor! Gostaria de agradecer as pessoas que, mesmo não gostando dessa minha característica, me aturam e sempre estão ao meu lado!


Deixe um comentário