O final de ano chega e em novembro já se iniciam os preparativos para o Natal. Aqui na Alemanha existe o termo Adventszeit, na qual é designada para essa preparação natalina, de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Todas as cidades alemãs são enfeitas com luzes e decorativos para esse momento tão esperado do final de ano. Por mais que a maioria dos alemães não sejam religiosos, a data vale para passar o tempo juntinho com família e/ou amigos.

No final de novembro iniciam-se as Weihnachtsmark, que na tradução livre significa “Feira de natal”. As barracas vendem souveniers, acessórios para inverno, canecas, comidas típicas alemãs de rua (pommes – batata frita, Currywurst – salsicha com curry, Lebkuchen – bolachas de mel em formato de coração decoradas, como no Oktoberfest, Bratwurst – pão com salsicha etc) e, principalmente, Glühwein, que é comparável ao “quentão” ou “vinho quente brasileiro” que vem em uma caneca personalizada com o nome da cidade e o ano, que decidi colecionar. Adoro visitar essas feirinhas coloridas e sentir esse clima aconchegante, bebendo um Glühwein! Pessoalmente, prefiro quentão, pois o Glühwein é somente um vinho doce e quente; o “Glühwein brasileiro” tem especiarias como cravo e canela, que o deixam delicioso!

Outra forma de preparativo adorada é com o Adventskalendar: é um calendário de 1 a 24, na qual a cada dia passado de dezembro, abre-se uma portinha e dentro dela há uma minisurpresa, até chegar o dia 25. Existem Adventskalendar de várias coisas: chocolate, chá, bijuteria, cosméticos, cerveja... E também existe uma versão mais elaborada, na qual normalmente os pais preparam aos seus filhos pequenos. Esse calendário podem ser caixas ou meias de veludo, também numerados de 1 a 24, e a cada dia há um presentinho dentro. Eu comprei um Adventskalendar em forma de árvore de natal da Kinder Friends! As opções de surpresas são Schoko-Bons, Kinder Riegel, Kinder Bueno e Kinder Country. Infelizmente, no Brasil só se encontra Kinder Bueno. Os outros chocolates são também igualmente deliciosos!

Quanto aos pratos típicos natalinos, para ser sincera, só conheço um (até agora), que é pato com repolho roxo e batata ou bolinhos de batata, bem delicioso! Quanto aos doces, comprei Stollen, que acredito ser um bolinho consistente que “substitui” o panetone brasileiro, e também Lebkuchen, que são bolachas de mel cobertos de chocolate com formatos bonitinhos. Quanto ao Stollen, existem várias marcas, mas por indicação de uma amiga, comprei da marca mais cara, mas tradicionalíssima e deliciosa, por ser da primeira fábrica a produzi-lo.

E também se vê na rua pinheiros de verdade para vender. Ao contrário no Brasil, que todas as árvores são de plástico, muitas pessoas enfeitam suas casas com pinheiros. Acredito que esse fato se deve ao clima frio, que proporciona o crescimento desse tipo de vegetação e alimentar essa cultura do hemisfério norte, de remeter a imagem de um pinheiro ao natal. Optei por não comprar um pinheiro (ficarei apenas com o pinheiro que está plantado em frente à minha janela), mas minha amiga disse que normalmente sua avó compra, enfeita-o e o sua boa fragrância se espalha pela casa inteira.

Pelo fato de viver sozinha, não fiz grandes coisas e também não investi muito dinheiro para decorações natalinas. Por isso, comprei coisinhas pequenas somente para “decorar” um pouco o meu quarto e relembrar que o natal está chegando. Abaixo tem uma foto de como está a minha decoraçãozinha.



Feliz natal!

Frohe Weihnacht!


Deixe um comentário