Aqui na Alemanha tem-se a fama de que tudo funciona certinho, e de fato, apresento mais uma situação, que comprova isso. Comprei uma impressora usada pelo eBay, mas ela veio sem o cabo para conectar ao computador. Então, fui à Saturn, uma das maiores redes de lojas de eletrônicos, e comprei um cabo A-A (com duas entradas USB). Cheguei em casa, e vi que a entrada era diferente, o cabo deveria ser A-B. No momento, pensei: “O que que vou fazer com esse cabo?”. É claro que comentei com minha amiga e me disse que com a nota fiscal e o produto era possível realizar a troca na loja. Fui logo no dia seguinte e consegui realizar a troca, sem problemas, e dessa vez sim, obtive o cabo certo.

Outro dia, fui na IKEA, loja de departamentos de mobílias e utensílios domésticos, para comprar o que precisava para o apartamento. Um dos objetos que comprei era escorrerdor de louça. Fui com a colega de apartamento e  vimos um modelo bem bonito e prático. Mas como ele vem desmontado, acabamos pegando a caixa errada. Só fui perceber que era o modelo diferente, quando cheguei em casa e abri a caixa. No dia seguinte, fui novamente à loja para a troca do produto. Havia como perceber que a caixa fora aberta, mas o atendente apenas perguntou, se todas as peças estavam lá dentro. Ele nem abriu a caixa e me deu a comanda com vale, no valor da peça devolvida.

E, para quem me conhece bem, sou uma pessoa organizada (às vezes, até demais). Como sou eu quem lido com meu dinheiro, tenho controle de tudo que entra, tudo o que sai (quanto e onde). Um dia, fui ao mercado (só atravessar a rua de casa) e fiz uma pequena compra. Mentalmente, fiz a conta, na hora da compra, para saber mais ou menos quanto sairia a compra. Quando cheguei no caixa, o valor tinha dado um pouco a mais. Na hora pensei que eu tinha errado a conta. Um pouco mais tarde, revi a notinha e vi que um dos produtos tinha sido cobrado duas vezes. Correndo, antes que o mercado fechasse (já era 21:45 e fechava às 22:00), fui direto ao mesmo atendente, disse que havia uma cobrança errada, e, sem questionar, ele me deu o valor que tinha sido cobrado errado.

Já vi um dia, em outro mercado, que uma mulher reclamou à atendente que havia uma cobrança errada. A atendente, com certeza que não cometeu algum erro, disse que não havia erro nenhum e nem quis rever a nota fiscal. Com essa exceção, observa-se que, na maioria das vezes, é o cliente que tem razão (pelo menos, com o que aconteceu comigo).


Espero sua visita na semana que vem!


Deixe um comentário