Hoje vou falar sobre o sistema de transporte público de Berlim e falar de algumas experiências que tive. Diferentemente do Brasil, todos os transportes públicos (ônibus, trem, bonde, metrô) não têm catracas. Isso quer dizer que se pode se transportar pagando ou não pagando a passagem, mas o correto, obviamente, é andando com o ticket em mãos. Nos metrôs, por exemplo, existem vários avisos, como Bevörderung nur mit gültigem Fahrausweis (Transporte somente com ticket válido). Também existem diversas modalidades de ticket, sendo as principais para trechos curtos (válido por 2 horas para uma ida que custa 2,70 EUR), Tageskarte (válido para um dia inteiro e custa 6,90 EUR) e o Monatskarte (válido para o mês inteiro e custa 79,50 EUR). Ainda há uma subdivisão do ticket mensal: tarifa normal e para estudante*, que custa 56 EUR). A fiscalização é sempre repentina: sem dia nem horário marcado, os “controladores” aparecem no seu vagão (trem, metrô, ônibus) e pedem para que lhes mostrem um ticket válido. Se o seu ticket estiver com alguma irregularidade ou estiver andando sem, é inevitável levar uma multa de 60 EUR. É um dinheiraço! Acho (pelo menos nunca presenciei) que nos ônibus não têm fiscais, mas se você estiver sem ticket, o motorista não parte sem que você compre o ticket ou saia do ônibus. Graças a Deus eu nunca levei, mas sepre que eles aparecem, mesmo que eu tenha o ticket, sempre dá um medinho!

Um caso de multa que presenciei (não foi comigo!) foi com uma colega. Estávamos andando de metrô, quando a fiscalização apareceu. Apresentei meu ticket e ela também. Comigo, tudo certo, mas o problema estava no fato de que ela tinha o ticket de estudante mas não tinha nenhum comprovante de que ela era estudante. De certa forma éramos estudantes, mas de um curso de idiomas e esse tipo de atividade não dá privilégio de ganhar descontos em transporte público. Resultado: ela levou a multa de 60 EUR, que deve ser paga em qualquer agência bancária no período de até 1 mês, e se tivesse algum documento para justificar a ocupação de estudante, deveria apresentar em 48 h no escritório da empresa responsável pelo transporte público, BVG. Os fiscais foram embora e ela estava chocada, pois me disse que ela não comprou o ticket de estudante porque quis, mas porque ao comprar com a atendente, ela deu um ticket de estudante com o troco e a minha colega não viu o ticket nem conferiu o troco, pois estava atrasada. Também não tinha como ela explicar isso para os fiscais, pois ainda estava começando a aprender alemão.

Como ainda estava no meu primeiro mês de estadia em Berlim, liguei para a minha amiga (sim, a mesma de sempre) para perguntar se haveria alguma forma de “abonar”, justificar essa multa. Ela disse que deveríamos ir até a universidade para pegar algum documento, justificando que ela é uma estudante. A minha amiga também relatou que um dia ela levou a multa por ter esquecido a carteirinha em casa. Mas que ao chegar em casa, pegou a carteirinha e foi ao escritório da empresa de transporte público e mostrou sua carteirinha com a multa, dizendo que havia esquecido no momento da multa e, com isso, conseguiu diminuir a multa para apenas 7 EUR. E ainda me disse que a multa está dada e deve-se pagar à qualqer custa, mas que se conseguir “corrigir” o erro, paga-se bem menos. Então, largamos tudo o que tínhamos para fazer e fomos ao campus, escritório, secretaria de sua universidade e, infelizmente, não conseguimos nada, pois seu processo de admissão ainda estava em processo.

No final, fomos ao escritório do BVG (quase na hora de fechar) e eu fui sua porta voz. Tentei explicar o que aconteceu com o atendente em alemão e tentar negociar, pois ele não falava inglês. Mostrei todos os papéis da universidade que ela tinha, ele não aceitou. Perguntei se não tinha como completar o valor do ticket e trocar pelo ticket certo, pois ela não tinha dinheiro, e ele disse que não tinha como e deixou bem claro: “Sem dinheiro, sem ticket”, em alemão Kein Geld, kein Ticket. Isso também deixou bem claro a cordialidade alemã: se é assim, é assim que vai ser.

Ela pagou os 60 EUR e ainda comprou um novo ticket.

Um tempinho depois, ela retomou esse assunto comigo e disse que aconteceu o mesmo com o amigo dela, mas ele trocou o ticket de estudante por um normal no mesmo ponto de compra, foi ao escritório e mostrou o ticket certo, diminuiu a multa para 7 EUR e pagou. Que complicado, né?

*Agora vou explicar o porquê do asterisco do ticket de estudante. Para o meu terceiro mês de estadia, eu já estava com quase todos os documentos da minha universidade e tinha uma reunião com todos os intercambistas e de lá, faríamos o cartão do Mensa, vulgo RU (Restaurante Universitário) e compraríamos o Monatskarte. Como o ticket semestral da universidade valeria somente a partir de outubro, ainda precisaria de um ticket para setembro para frequentar o curso de alemão. Mas dessa vez, consegui o ticket de estudante, que é um pouco mais barato. Mas para ter esse privilégio, é necessário uma foto 3x4, para a carteirinha que é para apresentar junto ao ticket, e comprovante de estudante.

Na semana que vem vou falar um pouco mais sobre algumas experiências vivenciadas com o transporte público aqui em Berlim!

Bis bald!

Até logo!


Deixe um comentário