Quando cheguei na Alemanha, fiquei na casa de uma alemã, até o dia em que eu deveria me mudar. Ao chegar em sua casa, ela me mostrou o apartamento e a localização da cozinha e do banheiro. Ao me mostrar o banheiro, ela me disse que a porta deveria ser mantida aberta, pois se a mantivesse fechada ficava um cheiro ruim, ou seja, não havia janela, e eu percebi que o interruptor era do lado de fora. Já pensou em estar no banheiro e alguém apagar a luz? Pois é,  infelizmente já aconteceu duas vezes comigo, por engano, pensando que o banheiro estivesse desocupado.

Enfim, chegou o dia de me mudar, e no novo apartamento, a mesma coisa: banheiro sem janela e interruptor do lado de fora. Por enquanto, de todas as casas que visitei, apenas dois banheiros possuem janela. Eu não sei o porquê arquitetônico ou estético se deve isso. Pelo menos no banheiro do lugar que atualmente moro, tem exaustor, que evita umidade excessiva e maus odores.

Um dia aleatório, fui comprar donuts e usei o banheiro do estabelecimento. Na saída,  havia uma moça que me cobrou 0,50 EUR. Como havia recentemente chegado no país e meu alemão ainda não estava muito bom, nem discuti, mas fiquei pensando "por que diabos tenho que pagar, sendo que consumi um produto do estabelecimento?". Isso se deve ao fato de que normalmente a equipe de limpeza do estabelecimento é terceirizado.

Com o passar do tempo descobri que o banheiro de muitos locais na rua são pagos, por exemplo: banheiros públicos  (diretos na rua), rodoviária, estação de trem (e não de metrô,  que nem tem!). Shoppings nem têm banheiro, por exemplo. Se for em restaurante, bar, balada etc normalmente tem-se uma mesinha com um pires para se colocar moedas em cima. Ninguém é obrigado a pagar (a não ser que tenha catraca na entrada ou se te barrarem por não pagar), mas o tio ou a tia da limpeza ficam agradecidos com sua contribuição (ou simplesmente sai reto). Às vezes tem algumas redes de fast food que cobram pelo banheiro mas descontam esse valor posteriormente ao fazer o pedido.

Essa diferença cultural foi um pouco difícil de lidar, uma vez que no Brasil normalmente se entra no McDonald's ou em algum shopping só para usar o banheiro e aqui, na Alemanha, ou você aguenta até chegar em casa, ou paga até 1 euro para usar o banheiro ou consome algo em um local que tem banheiro aos clientes.

Bis bald!


Deixe um comentário