Hallo! Grünstig!
Hoje vou falar dos semáforos de Berlim, Ampel em alemão.

Para os pedestres, nota-se que os bonequinhos têm um chapéu. Esse bonequinho se chama Ampelmann (a tradução seria como “Homen do semáforo”), que, inclusive, é motivo de souvenirs o suficiente, para ter uma loja só para adereços com o Ampelmann. Mas nem tudo sobre semáforos é mar de flores.

As primeiras vezes que atravessei na faixa de pedestre com o semáforo verde, sempre tinham carros que viravam e chegavam bem rente à faixa. Fiquei pensando: “Que loucos! O sinal está aberto para mim e eles quase me atropelam!” MAS fui percebendo que o sinal para eles também é aberto, em caso de não ter nenhum pedestre passando. Sou da opinião, de que se algum Brasileiro alugar carro e não souber dessas regras de trânsito, há um grande risco de atropelar um pedestre.

Já ouvi, desde que cheguei aqui em Berlim, que até pedestre pode levar multa, seja por atravessar com o sinal vermelho ou se atravessar em local inapropriado. Nunca ouvi de casos próximos, mas às vezes, quando estou com pressa, atravesso tudo errado (mas em segurança). Uma vez atravessei com o sinal vermelho e um senhor gritou “Você é cega?” e também já ouvi um outro senhor gritar “Você não vê que está vermelho?” para um transiente que também atravessou no sinal vermelho. As regras são tão importantes, que um amigo me contou o que aconteceu com ele e fiquei de cara: estava tendo Carnaval de Culturas (temática da postagem da semana que vem) e as ruas estavam todas fechadas, pois teriam desfiles e tinham feirinhas de comida nas ruas. O meu amigo K. e seu colega queriam atravessar a rua. Eles atravessaram a rua no sinal vermelho, porque não tinha perigo nenhum de vir algum carro, pois a rua estava bloqueada. Mas neste ponto de travessia, tinha uma viatura policial e um policial solicitou-os que eles voltassem para a faixa de origem, esperassem o sinal verde para, enfim, poderem atravessar a rua.  

E a única diferença dos semáforos de carros que percebi é que sempre entre o vermelho e verde o sinal amarelo se acende: quando vira do verde para o vermelho é normal, mas também o sinal fica amarelo um pouco antes de ficar verde de novo.

Até a semana que vem!

Bis nächste Woche!


Deixe um comentário