Olá! Tudo bem?

Aqui na Alemanha existem alguns festivais típicos como Oktoberfest (entre setembro e outubro), assim como no Brasil tem o Carnaval (normalmente em fevereiro). Na Alemanha também existe Carnaval, sendo o mais famoso na cidade de Köln (Colônia) na mesma época do Brasil, mas aqui, especificamente em Berlim, no final de semana de pentecostes tem o famoso Karneval der Kulturen, cuja tradução é “Carnaval das Culturas”. Neste ano ocorreu nos dias 14 e 15 de maio. No sábado, tem as feirinhas de comidas e adereços típicos e característicos de vários países e regiões do mundo e também amostra de dança e música; e no domingo, além dessa feirinha, também tem um desfile.

O evento ocorre entre as estações Meringdamm e Hermannplatz da linha de metrô U7. Eu fui nos dois dias da festa e me senti no Brasil, onde essas feirinhas são semanais (por exemplo no Largo da Ordem em Curitiba, todo domingo), no sentido de que há pessoas de todas as culturas unidas, com energia positiva, e com muita comida boa (ninguém disse barata!). É claro que eu não comi comida brasileira (tapioca, caipirinha), pois além de serem caros (tapioca por uns 5 EUR e caipirinha por 7 EUR), ou eu posso fazer em casa ou esperar voltar ao Brasil (logo logo). No sábado, estava acompanhada de uma amiga (L.) e comemos um Chorizo. 

Depois fomos a uma parte sem tendas com apresentações de vários gêneros de música e dança: capoeira, dança africana, percussão feita por duas pessoas, que pareciam batidas de música eletrônica etc. O único ponto negativo disso tudo é que as pessoas fumam muito, então, o ar fica muito poluído, a ponto de ficar preto embaixo da unha. (Já comentei isso na postagem sobre Balada. Para ler, clique aqui).

No dia seguinte, voltei ao festival para ver o desfile. Como a previsão temporal era de chuva, uns amigos deixaram de vir, então, fui sozinha mesmo. O primeiro grupo a se apresentar foi uma escola de Samba ”Sapucaiu no Samba”, o qual foi bastante animado. O segundo grupo, aparentemente era de uma escola de música, mas não vi eles fazerem nada. Posteriormente tiveram outras escolas de samba e também apresentações de diversos grupos étnicos e religiosos, além de academia de roller e escola de circo. Na minha opinião, os grupos “brasileiros” eram os mais animados. Foi a primeira vez que vi um desfile ao vivo (fazendo mais uma coisa “errada”). E foi nesse dia que aconteceu o que disse na postagem da semana passada com um amigo (para ler, clique aqui).

Não fiquei até o final do desfile, pois estava frio e ameaçando chuva. Como o desfile foi no meio da rua, estava bem tranquilo para achar um lugar para assistir e, se quisesse atravessar a rua, poderia, tranquilamente, atravessá-la entre os grupos.

Eu fui vestida normalmente, mas tinham pessoas fantasiadas. Como estava frio, nem tinham muitas opções de escolha.






Até a semana que vem!

Bis nächste Woche!


Deixe um comentário