Guten Morgen / Tag / Abend!

Quando estava vindo para Alemanha, no último voo, que foi Londres – Berlim com British airlines, eles ofereceram apenas bebida, pois o voo era apenas de uma hora. Fiquei prestando atenção no que a aeromoça ia servindo e ouvi “suco de tomate com pimenta” (Tomatensaft mit Pfeffer). Pensei que eu tinha ouvido errado, mas quando o avião pousou, vi uma propaganda na passarela entre o avião e o aeroporto com algo relacionado ao suco de tomate com pimenta. Fiquei supercuriosa, para saber como que é esse tal suco, mas como, normalmente, não passo muito bem em viagens, eu evito provar coisas diferentes.

No primeiro apartamento, logo que cheguei, vi que tinha uma caixa de suco de tomate de 1 L. Perguntei à minha colega e ela disse que era ruim, que parecia que estava tomando molho de tomate, pois era salgado e, então, ela jogou tudo pelo ralo da pia. Como sempre, comentei com a minha amiga e ela disse que era delicioso! Eu disse que deveríamos provar e, caso eu não gostasse, ela tomaria tudo.

Um outro dia estava voltando de uma viagem e perguntei quais eram as opções de suco. Ela disse laranja, maçã e tomate. Vi que o meu vizinho pediu de tomate e quase pedi, mas me mantive no tradicional suco de maçã. Até ia perguntá-lo como que era o gosto, mas eu fiquei com vergonha.

Até que um belo dia, em um dia que a minha tia estava aqui para uma visita, fomos ao mercado e vi o tal do suco. Junto com esse suco, também tinham sucos de repolho, beterraba e afins. A hora que achei o bendito suco de tomate, vi que nele tinha sal do mar (Meersalz). Comentei as historinhas com a minha tia e ela disse “Por que não levar? Eu já experimentei e não gostei, mas pode ser que você goste!”  Então, foi o dia que comprei o suco de tomate, mas não comprei a caixa de 1 L, mas de 0,5 L.

E chegou o dia de provar: preparamos o almoço e, enquanto ela tomava suco de banana, eu iria prova o suco de tomate. Pelo menos já sabia que era salgado, o que já me preparou melhor. Enfim, bebi o suco e não era nada delicioso: realmente, parecia que eu estava bebendo molho de tomate, mas gelado. Não gostei, mas também não joguei no lixo, pois minha tia deu a ideia de usar o suco ou como molho para macarronada ou fazer uma sopa de tomate, e foi o que fiz: o suco de tomate “delicioso” rendeu em uma maravilhosa macarronada.


E um outro dia também fui na casa de uma senhora e ela tinha um suco de verduras (tomate, beterraba, acelga e muitas outras), também com sal do mar. Comentei que eu havia provado somente o de tomate e que não tinha gostado. Ela, em contrapartida, comentou que gosta muito e bebe, principalmente, quando não tem tempo para almoçar ou anda muito de bicicleta, que, segundo ela, suprime a falta do almoço.

Por fim, cheguei a uma conclusão que isso é cultural, pois eu como muitas coisas estranhas, mas isso se deve pelo fato de estar acostumada a comer desde pequena. Acredito que com suco salgado também seja a mesma situação.

Mas, ainda assim, estou muito curiosa para provar suco de tomate com pimenta. (Talvez seja em um dia que eu tomar coragem. Se eu beber, escreverei aqui, com certeza!).


Até a semana que vem!


Deixe um comentário