Olá! Tudo bem? Nesta postagem vou voltar ao assunto de comida. Quando me inscrevi para essa vaga de intercâmbio, eu citei que gostaria muito de vir a Berlim pelo fato da universidade estar muito engajada a pesquisas na área química e também por citar que Berlim é uma cidade multicultural, onde me desenvolveria muito pessoalmente. E isso aconteceu: conheci pessoas de muitos países diferentes e, consequentemente, algumas comidas típicas.

No primeiro apartamento morei com uma menina da Indonésia e outra do Paquistão. O problema é que sempre que elas me ofereciam comida salgada, estavam super-ultra-mega-power apimentadas! Tipo assim, um dia a paquistanesa me ofereceu arroz que era diferente: comprido, e com muitos condimentos. Resolvi comer. Enchi o prato, como uma japonesa (que ama arroz) e, na hora que coloquei uma garfada na boca... Mal consegui comer! Era muito, muito, muito ardido! Mas como a base da minha refeição era o arroz, senão eu passaria fome, comi com muito esforço (e muitos copos de água!).

Agora estou morando com uma outra menina da Indonésia e com uma da Coréia do Sul. Quando a coreana se mudou para o nosso apartamento, eu tinha feito Curry rice, que é uma sopa com curry versão japonesa/indiana e achei que ficou um pouco ardido, que é o máximo de ardido que suporto sem água. Eu a ofereci, pois era domingo e ela ainda não tinha comprado nada de comida no mercado e avisei que estava um pouco ardido. Depois, ela me agradeceu e que não achou nada ardido e também me disse que um dia que ela cozinhasse, ela iria me dar um pouco para eu conhecer um pouco da culinária coreana. Ela me deu um pouco de kimchi cozido com carne de porco para comer com arroz. Muito bom, até porque eu já comia kimchi , porém, um pouco mais ardido do que eu normalmente suporto. Um dia, fomos a uma feira de comidas de rua típicas coreanas. As cores das comidas me assustaram muito, pois eram muito avermelhadas. Mas já que estava lá, provei um macarrão gelado com salada, molho de chili e bolsinhas recheadas, que eu diria que seria uma versão coreana de gyoza. Eu achei o sabor sensacional, muito gostoso, mas, contudo, entretanto, todavia, muito ardido, que demorei muito para terminar de comer.


Também sempre que como um Döner, tem a opção de pedir com molho de chili, mas sempre peço sem, pois tenho medo de pedir com pimenta e ser ardido demais e perder o lanche inteiro.


Com todas essas experiências, eu percebi como a culinária japonesa e (sul) brasileira, em geral,  não é tão apimentado e o que é apimentado para mim, pelo menos, não é nada para pessoas que estão acostumadas a comer comida apimentada. Mas não é por causa do ardido que vou deixar de provar as comidas típicas de outros lugares do mundo, pois na maioria das vezes, eu acredito que valha à pena se arriscar (apesar do ardido) e provar, pois através do ardido, ainda pode haver o “saboroso”.


Deixe um comentário