Hallo!

Aqui na Alemanha existem prédios antigos (Altbau) e modernos e por dentro, por mais que os prédios se parecem bem modernos, pode ser que tenham resquícios antigos. Na minha universidade, o prédio, o qual trabalho, por fora é bem moderno, mas nota-se que os auditórios de aulas, laboratório e banheiros não são novos. Vou dar um exemplo.


Se você entra em um banheiro, cuja porta por dentro é conforme mostrado a seguir, o que você faz?
Maçaneta por fora. Frei = livre
Maçaneta por dentro.
a)    Fecha a porta e reza, para que ninguém abra a sua porta;
b)    Tenta encontrar alguma forma de trancar a porta; ou
c)    Não usa o banheiro.

A alternativa que escolhi foi a a), até que um dia entrei no banheiro e a plaquinha da porta estava “Besetzt” (ocupado). Fiquei pensando: como foi que ela fez isso? Esperei o banheiro ficar desocupado e entrei. Novamente, olhei para a porta e não tinha nenhuma tranca a ser girada, então, tentei girar a própria maçaneta, e, olha só o que aconteceu:




Eu me senti, como se eu tivesse feito a maior descoberta do mundo!

No dia 21 de junho eu fui à Deutsche Oper (Ópera alemã) e a porta do banheiro era igual, apesar do prédio ser moderno por dentro e por fora.

Aqui em Berlim eu não sei muito sobre isso, mas várias cidades históricas (como Praga) permitem que prédios antigos sejam renovados, desde que se mantenha a fachada inalterada, como, por exemplo, o Reichstag, o prédio do Parlamento alemão, que é supermoderno por dentro.

O principal intuito desta postagem foi para mostrar a porta de banheiro diferente que encontrei por aqui. J


Bis nächste Woche!


Deixe um comentário