Olá! Tudo bem?

Hoje vou falar sobre uma cidade muito bonita, que é quase vizinha de Berlim: Potsdam. Como já citei anteriormente, Berlim é uma cidade que é o próprio estado e ela está dentro do estado de Brandenburg, cuja capital é Potsdam. Pela sua proximidade com Berlim, visitei várias vezes, sendo 3 vezes só para visitar o Sanssouci Schloss, que é o palácio de verão do antigo rei da Prússia, Frederico II, pois a cidade de Potsdam se localiza na zona C de Berlim, ou seja, eu não pagava nada para ir até lá. Também fui nesta cidade somente para visitar uma amiga e para dançar salsa.

A cidade de Potsdam fica muito perto de Berlim, mas suas características são únicas: não é underground como Berlim (em relação às pessoas e à aparência do local), mas sim um local com identidade própria, na qual as pessoas que lá vivem mal tem vontade de sequer visitar a capital do país.

Vou falar do palácio de Sanssouci. Visitei-a uma vez no verão, uma no inverno e outra na primavera, e a aparência era muito diferente, principalmente, por causa do jardim e das estátuas (que ficam cobertas no inverno, para proteger da neve), mas cada vez que fui, vi uma coisa diferente. O complexo do palácio é muito grande, então, cada vez que o visitei, fui também em outras construções, mas mesmo assim, não consegui visitar tudo. Mas por exemplo, o jardim lindo, verde e florido só consegui visitar uma vez, no verão. As outras vezes, ou estava seca ou não consegui encontra-lo.

Um fato engraçado é que na última visita, eu fui direto da aula e fiquei de encontrar a minha tia direto na estação de trem. Como tínhamos comprado cereja, mandei mensagem a ela, dizendo para levar cereja para comermos no passeio, mas por engano, ela levou cerveja, que eu também tinha comprado. Quando eu pedi, para que ela pegasse as cerejas na mochila, ela olhou para mim e perguntou: “Não era para eu trazer a cerveja? ” Comecei a dar risada e até pensei, que eu estivesse digitado errado. Peguei meu celular, conferi, e vi que tinha digitado certo. Já que ela tinha trazido, bebemos, sem saber se era permitido lá dentro (apesar de que em um evento na universidade eles serviam cerveja aos estudantes).

Outro dia fui para Potsdam não para turistar, mas para dançar salsa. Nunca tinha dançado, mas no final da noite, já estava rodopiando. Quem me ensinou foi o namorado da minha amiga, que é espanhol. Ele me ensinou os passos básicos. Quase na hora de ir embora, um menino me “tirou” para dançar, e ele dançava muito, mas muito bem. E nesse caso, dançar bem é sinônimo de dançar rápido. Eu me atrapalhava em alguns momentos, mas deu para dançar bem, até. Depois, esse casal de amigos comentou comigo que eles nunca tinham visto uma pessoa desconhecida chamar outra para dançar, até o menino me chamar. Curioso, não? Bem diferente do Brasil, ainda mais quando a intenção é apenas dançar!



A minha definição para a cidade de Potsdam em uma palavra é: Verão, pelo fato de que o jardim lindo que vi pela primeira vez só “existia” no verão (no inverno, estava tudo cinza e vazio e na primavera, não o encontrei) e também a principal atração turística da cidade, o Palácio de Sanssouci, ser o Palácio de Verão do antigo Rei da Prússia.

Muito obrigada pela sua visita e até a semana que vem!

Se gostar, curta e comente! Se tiver sugestões e/ou críticas, serão bem-vindas!

(Abaixo tem uma caixa de comentários conectado com o Facebook!)


Deixe um comentário