Olá!

Tudo bem? 

Hoje vou contar como foi minha breve passagem pela cidade de Regensburg, uma cidade do estado de Bavária, o mesmo de Munique. 

Na verdade, não escolhi a cidade para visitá-la, mas digo que foi ela que me escolheu. Quando fui me inscrever para um teste de proficiência em alemão, válido para se candidatar para estudar em todas as universidades alemãs, eu acho que o site me “trolou”: as inscrições iniciariam às 8:00 em ponto, mas quando entrei, às 7:50, não tinha mais nenhuma vaga em Berlim! Então, fui à procura de vagas em escolas credenciadas em cidades próximas para fazer o teste e nada, ou as escolas estavam cheias, ou o pagamento deveria ser pessoalmente ou tinha que fazer o curso preparatório na escola para se aplicar à prova. Resumindo: não me sobraram muitas cidades e o fator decisivo para a escolha foi o custo de passagem e de hostel. Nesse quesito, tive muito azar, pois para a inscrição da próxima prova, não houve esse problema com a abertura das inscrições. Já comprei as passagens de ida (na véspera) e volta, às 13:00. 

Algumas semanas antes da viagem, recebi um e-mail da escola, dizendo que a prova poderia se estender até às 13:00. Então, logo estornei a passagem (lá é bem simples realizar essa operação) e quando pesquisei passagem de volta, o preço já estava bem mais alto ( o que antes era uns 17 euros, agora estava 33, além de diminuir a quantidade de assentos)! Então, pesquisei no “BlaBlaCar” e tinha um senhor, que sairia às 17:00 e a carona sairia por 35 euros, se eu não me engane.
Cheguei na cidade, dei uma voltinha pelo centro da cidade, jantei um prato muito bonito em um typischem Bayerischem Restaurant (só me lembro que tinha nuvem de batata frita). Eu nem cheguei a pesquisar ônibus, mas acabei nem pegando, pois o próximo só viria daqui a uma hora. Por mais que a cidade não fosse tão grande assim, foi uma longa caminhada. Cheguei no Hostel quase  às 22:00 e a porta do hostel já estava fechada, com as luzes apagadas. Por sorte, tinha uma campainha e uma moça veio me atender. Ela me disse que a recepção funcionava até as 20:00. Desculpei-me, peguei as roupas de cama (pelas quais eu paguei), e fui ao quarto. Por sorte, quando cheguei no quarto (para 8 pessoas), somente a minha cama estava vazia e todos já estavam dormindo. Eram todos homens!!! E 💤 (roncando) muito! Então, nem consegui dormir. 😞


Dia seguinte, dia de prova. A moça do hostel me disse que não tinha nenhum ônibus para ir ao local de prova, então fui a pé e a caminhada durou 30 minutos e por sorte, começou a chover muito, quando estava chegando já. Detalhe: esqueci de levar guarda-chuva. Mas o importante é que cheguei no horário da prova e fiz bem. Só foi estranho na parte oral falar simultaneamente com outros candidatos a um gravador de voz. Acabou a prova, cheguei no centro da cidade (a pé) e nem era 13:00. Nesse momento, fiquei de cara, porque não precisaria ter estornado a passagem. Entrei no app da empresa, para ver se ainda tinha vaga na viagem das 15:00, mas o ônibus estava lotado, então, a solução foi esperar pela carona. Quando contei a minha mãe, que voltaria de carona, ela ficou preocupada e disse para pegar ônibus mesmo, mas eu a reconfortei, dizendo que eu estava na Alemanha, e não no Brasil. Acabou que estava tão cansada, que me valeu à pena voltar de carro, por mais que tenha pago um pouquinho mais caro, com descida em um lugar perto de casa e cheguei no mesmo horário do ônibus.

Foi muito cansativo, mas acho que consegui cumprir minha missão. Um mês depois recebi o resultado e somente não consegui nível avançado na parte oral, mas valeu a tentativa e confesso que não tive muita paciência para treinar essa parte. Fiquei bem feliz, por alguns colegas terem conseguido o nível máximo e percebi que nesse um ano, consegui aprender muito!



Pelo pouco que visitei da cidade, ela é muito bonita e nela está localizada a antiga casa de Schindler, que salvou muitos judeus, empregando-os em sua casa, mas, infelizmente, não a encontrei. Uma única palavra para definir a cidade, então, seria Tradicional, porque é uma cidade pequena e achei que era tipicamente alemã, com prédios baixos, antigos, com arquitetura e charme próprios. Obs: antes de visitá-la, as pessoas que já conheciam a cidade me disseram que a cidade é muito bonita.

Se gostar, curta e comente! Se tiver sugestões e/ou críticas, serão bem-vindas!

(Abaixo tem uma caixa de comentários conectado com o Facebook!)


Deixe um comentário