A partir dessa semana (por algumas semaninhas), darei uma volta no tempo, para contar algumas coisas que vi, percebi e vivenciei logo que cheguei na Alemanha. Hoje, o assunto da vez é a água, substância abundante no corpo humano e crucial para a perpetuação da vida humana.

Aqui na Alemanha, a água canalizada é própria para o consumo humano, pois o saneamento é adequado e a água é rica em cálcio, ou seja, pode-se, sem preocupações, consumir água da torneira para cozinhar e até mesmo para beber.

MAS, quando eu bebi a água da torneira pela primeira vez, foi muito ruim, pois cálcio é um metal alcalino, ou seja, tem uma característica de um básico: adstringência, ou seja, aquela sensação que “amarra” a boca e não era só isso, eu tinha uma leve sensação de ter uma “geleca” na minha boca. Então, no começo, ou fazia chá (bebia a água somente depois de ferver), ou enchia a garrafinha na escola de alemão que tinha um filtro, ou comprava bebidas, como suco, chá gelado, cerveja (é claro) e água. Mas se já não bastasse isso, aqui na Alemanha se bebe muito água com gás e acabei comprando um engradado de garrafas de 2 L de água com gás por engano, que foi naquela compra de mais de 50 euros (para quem não leu ou não se lembra, clique aqui!). ¬¬

Eu só fui me acostumar a beber água torneiral porque quando saía com amigos e acabava minha água, eu enchi uma vez na torneira de um banheiro e não achei o gosto mais estranho. Mas isso também se deve à minha amiga, que sempre me disse que ela sempre enche sua garrafinha no banheiro da universidade e só bebe água da torneira em casa. A partir daí, comecei a beber água da torneira e sinto gostos e texturas estranhas, de águas de outros países.

Outra curiosidade sobre essa água é que ela é tanto benéfico como prejudicial: ajuda na limpeza da pele, mas se em contato excessivo com a água (vinculado ao uso de produtos químicos como sabonete, shampoo etc), destroi a camada protetora da pele, ressecando-a. Isso é um dos motivos de alguns alemães não tomarem banho todos os dias (mas não é por isso que são fedidos e mal cuidados – alguns sim).

Em relação ao cabelo, pelo fato da água ser cheia de sais (inclusive de cálcio), resseca muito, muito o cabelo! Foi por isso que também me levou ao fato de comprar um condicionador barato (só que não) de 14 euros. (Para que não leu ou não se lembra, clique aqui)

Seus efeitos não param por aí: sempre que eu usava roupas lavadas, percebi que elas estavam um pouco mais apertadas. Até pensava na hipótese de eu ter engordado um pouco. Poderia até ser (um pouquinho), mas com essa água elas encolhem sim. O problema é quando eu lavo aquela calça jeans que já é apertada naturalmente e visto-a quando lavada. Mas enfim...

Semana que vem tem mais!

Bis nächste Woche! Tschüss!


Deixe um comentário