Quem me conhece, sabe que desde pequena estou envolvida com a música. Aqui na Alemanha, sempre que saio de casa, consigo apreciar boa música de graça. Não digo pelo Spotify (aplicativo que permite escutar músicas online), mas sim nas ruas. Para ilustrar, tirei duas fotos de artistas na Alexanderplatz. Infelizmente, as fotos saíram borradas, mas dá para ter uma ideia de como são. A banda, quando passei, tocava (muito bem) “Born to be wild” e o solo de bateria improvisada tocava algo que eu não consigo definir.

Aqui em Berlim existem muitos músicos de rua, sejam eles nas estações de trem ou metrô (inclusive nas entradas), dentro de trens, em praças, parques, pontes, pontos turísticos, deibaixo do viaduto... Esses artistas de rua dão um jeito, para que qualquer lugar se torne um palco.

O primeiro artista de que eu me lembro de ter visto, foi na estação Stadtmitte (linhas U2 e U6): um homem que toca músicas eruditas conhecidíssimas com um acordeon. É muito bom ficar o apreciando. Também tem muitas pessoas que tocam violão, gaita e às vezes pandeiro (no pé) e cantam, tem um que toca gaita de fole na Alexanderplatz, faz batuques com baldes e panelas e tem até bandas completas! Na minha opinião, o mais irritante são aqueles que andam com caixa de som altíssimas, entram nos trens e começam a cantar e tocar trompete. É divertido, já ouvi até o hit sucesso “Ai se eu te pego”, mas gosto de sossego durante o trajeto. Criatividade é o que não falta. Inclusive existem muitos músicos que já têm CD gravado.

Uma grande parte dos artistas são muito bons, o que logo me surpreendeu. Dentre eles, o artista que mais me impressionou foi um homem que desliza seus dedos na borda de taças de cristal com diferentes tamanhos e quantidades de água que toca grandes clássicos como Chopin e Bach. Tem um mini vídeo dele no meu instagram (link aqui). O som parecia que era de mentira, mas fiquei uns 10 minutos assistindo a apresentação e era realmente incrível! Foi o único artista, que por enquanto, mereceu meu 1 EUR. Quase comprei um CD, mas não tinha dinheiro suficiente.

Na minha opinião, fico contente que existam pessoas, que se expressam publicamente por meio da música, pois além alegra o local, a música incentiva algumas regiões do cérebro, nos influenciando positivamente, e, com isso, o artista também consegue uns troquinhos! Também contribui para a multiculturalidade da cidade maravilhosa, que é Berlim! (Para saber alguns motivos da minha paixão por Berlim clique aqui)


Tschüssie!


Deixe um comentário