Domingo é o dia que dá início à semana, com o “dia de sol” (Sonntag - domingo) que vem após da “noite de sol” (Sonnabend – sábado) e não é à toa que a tradução literal de quarta-feira Mittwoch em alemão é “metade da semana” (dom seg ter QUA qui sex sab/Sonntag Montag Dienstag MITTWOCH Donnerstag Freitag Sonnabend). Aqui na Alemanha, os alemães costumam trabalhar de segunda a sábado e aos domingos, descanso.

Logo que cheguei na Alemanha, minha amiga me disse que eu deveria fazer compra de alimentos no sábado, caso precisasse de algo para domingo, pois os mercados não abrem aos domingos. Mas percebi que não são somente os mercados, mas shopping centers e lojas (não todas, mas uma grande maioria). Quando comentei com a minha tia, ela disse “não dá nem pra dar uma voltinha no mercado”, pois no Brasil é o que costumamos fazer. Quando realmente necessitamos de alguma coisa por emergência, existem os Spätikauf (com tradução literal de “compra atrasada”), que são pequenas mercearias. Contudo, não é por isso que a cidade pára.


Uma excelente maneira de começar domingo é tomar um Brunch (refeição com alimentos tanto de café da manhã como de almoço). Em Berlim existem Brunchs de todos os jeitos e também de todos os preços. De tarde, faça chuva, faça sol, faça neve, em todos os domingos ir ao mercado das pulgas (Flohmarkt) no Mauerpark, que são feirinhas de objetos novos/usados e também de comida. Também neste mesmo parque, tem o karaoke a céu aberto (que não acontecem em dias de chuva e durante o inverno), vários artistas de rua como mágicos, músicos e dançarinos. As atrações turísticas também ficam abertas aos domingos, como Fernsehturm (Torre de televisão), museus e castelos.

Aos domingos durante o verão, também é muito normal ver pessoas no parque para tomar sol, fazer um piquenique, conversar com os amigos nos parques. Resumindo: domingo é um ótimo dia para descansar e revigorar as energias para a vinda da próxima semana.


Boa semana a todos! J


Deixe um comentário