Hoje recomeçam as aulas na universidade (sim, só agora!) e gostaria de relatar como foi o meu primeiro semestre na universidade alemã: WiSe 2015/16 – Winter Semester (semestre de inverno). Obviamente, as diferenças são inúmeras e vou relatar os pontos positivos e negativos. Só para deixar bem claro, que nada saiu como planejado!

Ainda não posso dizer como foi o meu rendimento acadêmico do semestre de inverno, pois ainda não fiz todas as provas (inclusive, tenho uma prova hoje!), mas das 4 matérias que eu fiz, 1 eu passei e já conclui, a outra faltam as devolutivas dos relatórios das aulas práticas de laboratório (mas eu já passei na prova da matéria, uhuul!), vou fazer uma prova hoje e a outra matéria ainda falta fazer o relatório e a devolutiva (“prova oral”). Quando eu obtiver o resultado final, eu compartilharei em uma postagem!

Antes de vir para a Alemanha, eu já tinha pesquisado mais ou menos o que eu gostaria de estudar aqui. Mas tudo mudou, quando fiz a primeira reunião com o meu professor orientador: ele me perguntou “O que você quer aprender aqui?” e eu respondi, citando o nome das matérias que eu gostaria de cursar e ele retrucou “Não quero nome de matérias, mas qual o seu interesse?”. Sem saber o que responder, citei que eu tinha interesse na área de tratamento de água, que é um dos projetos que ele coordena. Essa conversa não durou muito, pois eu e meu colega estávamos um pouco perdidos. Então, voltamos no outro dia com uma resposta um pouco mais concreta. Mostrei-o as matérias oferecidas no semestre que eu tinha interesse e ele me mostrou quais seriam interessantes e qual não valiam à pena. Ficaram 5 matérias para que eu escolhesse somente 3. As duas matérias que descartei foram: Bioquímica, que era interessante, mas não tinha nada a agregar decisivamente para a minha formação acadêmica e a outra era transferência de água no solo. Realmente, não entendi nada, pois não tem nada a ver com a engenharia química, mas sim geologia. Por fim, a minha grade ficou com Technische Katalyse (Catálise técnica), Grundlage der Technischen Chemie I – Reaktionstechnik (Introdução à Química Técnica – Engenharia de Reações) e Mehrphasenreaktionen (Reações em mais de uma fase).

A escolha das matérias foi um pouco difícil, pois trata-se de um intercâmbio acadêmico, e o aluno intercambista é livre de escolher o que estudar, seja o que lhe interessa, seja o que seja diferente, ou seja o que já estudou, para aprender palavras técnicas e vocabulário em alemão. Sem perceber, acabei escolhendo matérias que se complementam, com ênfase em catalisadores. Alguns temas foram de fácil compreensão, pois foram abordadas nas três matérias, mas também não quer dizer que foi fácil.

A única matéria concluída, até agora, é Mehrphasenreaktionen, na qual estudei vários métodos de reações que envolvem mais de uma fase. Foi uma matéria de mestrado. A Technische Chemie I tinha Vorlesung (aulas teóricas), Seminar (aplicação da teoria, seja com exemplos ou exercícios) e Praktikum (aulas práticas de laboratório). O interessante é que para fazer aulas práticas de laboratório, os alunos devem fazer uma prova e atingir 50 %. Eu consegui passar nessa prova e fiz as aulas práticas. Cada aula prática (total 6) tinha scrip com fundamentos teóricos que deveriam ser, literalmente, devorados e cada aluno tinha que ser capaz de responder às perguntas dos assistentes, quanto ao experimento e à teoria no começo da aula (Vorsprache). Se alguém não soubesse (que no caso era sempre eu), eles falavam diretamente “Você não leu o script? Sabia que você tem que saber tudo o que está escrito nele?”. Foi um pouco traumatizante, mas sobrevivi. No final de cada aula, tive que escrever um relatório da prática do dia. E a terceira etapa (a qual estou terminando) são as devolutivas (Rücksprache), na qual são discutidos os experimentos e seus resultados.  Ao escrever os relatórios, aprendi que em alemão deve-se escrever tudo diretamente e não importa se se repetem palavras (ao contrário de um relatório em português). E a terceira matéria, Technische Katalyse, a prova ficou tão tarde, pois comentei com o professor que estava com dificuldades na matéria e precisava de um pouco mais tempo para estudar. Ele me sugeriu fazer um teste oral e só vai dar para fazer hoje, ou seja, férias estudando.

Ao terminar o período sem aulas, fiz mais uma matéria. Ela se chama Prozesssimulation I (Simulação de processos 1 – sim, com 3 “S”!) e é um curso de blocos, como se fosse um curso intensivo de 2 semanas: a primeira semana com aulas e resolução de exercícios e na segunda semana com a continuação da resolução de exercícios e retirada de dúvidas para o relatório. Ainda não terminei o relatório, mas essa matéria não tem prazo para o término, o que me permite levar o tempo necessário para terminá-lo (até antes de voltar para o Brasil). A universidade também oferece vários cursos em blocos durante o semestre, que normalmente são 3 ou 4 dias inteiros ou 6 meio-períodos de aulas.

Um ponto negativo (ou pelo menos, não estava acostumada) é que só tem uma prova no final do semestre e as provas são imensas, normalmente entre 5 a 7 páginas e é tudo muito “decoreba”, pois o intuito deles é ver quanto o aluno aprendeu sobre a matéria. Achei um pouco brutal a prova ser muito exausitva e as aulas práticas um pouco “brutais”, mas não posso reclamar muito, pois é através desse método de ensino que um país como a Alemanha forma engenheiros de excelência e renome.

Para ser aprovado na matéria, é necessário apenas 50 % e a sua nota é convertida para um sistema de notas alemão, que vai de 1 (melhor) a 5 (pior = reprovado com < 50 %). A divisão é: 1,0 – 1,3 – 1,7 – 2,0 – 2,3 – 2,7 – 3,0 – 3,3 – 3,7 – 4,0 – 5,0. Não tem como saber qual foi a porcentagem de acerto, pois cada matéria / professor tem uma divisão própria. Nesse caso, o importante é só não tirar 5,0, pois em alguns cursos o importante é a prova aplicada pelo Estado, que habilita o aluno de continuar a formação universitária.

As férias daqui não são como no Brasil, na qual as matérias são concluídas antes do início das férias, mas sim um “período sem aulas”: dependendo da prova é marcada durante as férias e uma das minhas devolutivas aconteceram nesse período sem aulas. E como eu ainda tenho prova do semestre passado, passei as férias estudando. A maior parte “tentando estudar”, mas espero que tudo o que eu aprendi seja útil não somente na prova, mas para o projeto que participarei durante o semestre.

Para o semestre de verão, as minhas matérias terão o foco “polímeros”. Ainda não sei muito de quais aspectos se tratam, mas espero terminar o pouco do que me resta do meu intercâmbio expert em catalisadores e polímeros!

Bis nächste Woche!


Deixe um comentário