Ano passado, quando cheguei na Alemanha, era pleno verão com parques cheios de vida: árvores, muito verde, pessoas caminhando, correndo, jogando bola, fazendo piquenique, e também muitas pessoas andando de bicicleta e agora, com a chegada da tão esperada primavera, muitos ciclistas retomaram suas atividades. Ao contrário do Brasil (infelizmente), por aqui a cidade é cheia de ciclovias ou na lateral da pista que os automóveis ou na calçada, sinalizada por uma faixa, ou na calçada, na qual a faixa possui uma cor diferente. Muitas pessoas se aderem a locomoverem de bicicleta pela grande mobilidade e praticidade, substituindo automóveis, e também por questões econômicas, pois um ticket mensal (de transporte público) custa 81 EUR e uma bicicleta "popular" custa o equivalente a mais ou menos um ano de transporte público: a bicicleta exige manutenção, mas, em comparação, a partir do segundo ano de uso já sai de "graça" (e também por preguiça).

Antes de vir para cá, até pensei em comprar uma bicicleta usada, pois seria uma forma de ser independente de transporte público e também se exercitar. Todavia, o tempo que eu ficaria aqui seria muito curto, sendo que pelo menos um quarto do período não seria possível utilizar a bicicleta devido à neve, que torna a pista escorregadia e também pelo tempo geladíssimo. E o outro motivo de eu ter desistido de comprar uma bicicleta é que todo estudante paga, obrigatoriamente, uma taxa à universidade referente ao uso das salas de aula (inclusive laboratório e seus equipamentos) e também um valor referente ao transporte público, que é muito mais barato do que comprar direto na máquina.

E também ouvi muito, que se deve tomar cuidado com suas bicicletas, pois é muito comum o furto de peças das bicicletas. Por isso, já vi muitas pessoas retirarem seus assentos ao estacionarem e prenderem a bicicleta. Todos os dias que vou para a universidade, especificamente para o prédio de química técnina (TC Gebäude), sempre passo pelo mesmo caminho e sempre atravesso no mesmo semáforo. Até que um dia, reparei que tinha uma ex-bicicleta, pois as principais partes já tinham sido roubadas. Isso é um caso extremo, mas faz tempo que o antigo dono a abandonou. Logo depois, encontrei outra bicicleta, que estava em um estado um pouco melhor.  

Ser um ciclista tem direitos e deveres, quase como um condutor de automóveis, como respeitar os semáforos, sinalizar com o braço quando for mudar de direção, dar preferência para pedestres etc. Mas um ponto negativo para os pedestres é que deve-se atentar tanto para a faixa de carros como de ciclistas, pois normalmente quando se atravessa a rua, presta-se atenção na faixa de carros, mas quando se chega na calçada, encontra-se a ciclovia, na qual se tiver bicicletas passando, deve-se esperar para poder atravessá-la seguramente.

Como devem ter percebido, não é andando de bicicleta que me exercito. Então, semana que vem irei contar sobre como tenho me exercitado aqui na alemanha!

Até a semana que vem!
Bis nächste Woche!


Deixe um comentário