Ano passado, quando
cheguei na Alemanha, era pleno verão com parques cheios de vida: árvores, muito
verde, pessoas caminhando, correndo, jogando bola, fazendo piquenique, e também
muitas pessoas andando de bicicleta e agora, com a chegada da tão esperada
primavera, muitos ciclistas retomaram suas atividades. Ao contrário do Brasil
(infelizmente), por aqui a cidade é cheia de ciclovias ou na lateral da pista
que os automóveis ou na calçada, sinalizada por uma faixa, ou na calçada, na
qual a faixa possui uma cor diferente. Muitas pessoas se aderem a locomoverem de
bicicleta pela grande mobilidade e praticidade, substituindo automóveis, e também
por questões econômicas, pois um ticket mensal (de transporte público) custa 81
EUR e uma bicicleta "popular" custa o equivalente a mais ou menos um
ano de transporte público: a bicicleta exige manutenção, mas, em comparação, a
partir do segundo ano de uso já sai de "graça" (e também por
preguiça).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEih1ZyD8_uoaKXnA_V0i57t_FV4nOI7jWIUizWrSVZliFptK_wIghUPtrYe6b-n3xcAbuhveAo_no2uiHXU0K7WDP4O3otfDL_D2JMNC6Lz-8efXEXn7mx8WSkVOOOCHbPBLyDd2kiaK3t0/s320/2016-04-21+13.48.44.jpg)
E também ouvi muito, que
se deve tomar cuidado com suas bicicletas, pois é muito comum o furto de peças
das bicicletas. Por isso, já vi muitas pessoas retirarem seus assentos ao
estacionarem e prenderem a bicicleta. Todos os dias que vou para a
universidade, especificamente para o prédio de química técnina (TC Gebäude), sempre passo pelo mesmo
caminho e sempre atravesso no mesmo semáforo. Até que um dia, reparei que tinha
uma ex-bicicleta, pois as principais partes já tinham sido roubadas. Isso é um
caso extremo, mas faz tempo que o antigo dono a abandonou. Logo depois,
encontrei outra bicicleta, que estava em um estado um pouco melhor.
Ser um ciclista tem direitos e
deveres, quase como um condutor de automóveis, como respeitar os semáforos,
sinalizar com o braço quando for mudar de direção, dar preferência para
pedestres etc. Mas um ponto negativo para os pedestres é que deve-se atentar
tanto para a faixa de carros como de ciclistas, pois normalmente quando se
atravessa a rua, presta-se atenção na faixa de carros, mas quando se chega na
calçada, encontra-se a ciclovia, na qual se tiver bicicletas passando, deve-se
esperar para poder atravessá-la seguramente.
Como devem ter percebido, não é
andando de bicicleta que me exercito. Então, semana que vem irei contar sobre
como tenho me exercitado aqui na alemanha!
Até a semana que vem!
Bis nächste Woche!
![](https://lh3.googleusercontent.com/-CjI7Aof5qaM/VjuLDaE4HyI/AAAAAAAAAzY/En276h0R1_Q/s300-Ic42/Assinatura300px.jpg)