Olá! Como relatei na semana passada, nesta postagem falarei sobre as práticas esportivas que estou (tentando) fazer por aqui. Quando era menor, quando era tudo mais fácil e não dispendia muito tempo com os estudos, fazia regularmente exercícios físicos, como ginástica rítmica (2 vezes por semana) e dança (ballet e jazz também 2 vezes por semana); às vezes também fazia caminhada. Então, o tempo foi apertando e primeiro deixei a ginástica (mais ou menos na 6ª série) e, depois, a dança (na 7ª série). Então, percebi que comecei sentir muitas dores corporais, que não sentia enquanto eu fazia exercícios regularmente, como dores nos ombros e nos tornozelos. Então passei a somente praticar exercícios ativamente nas aulas de educação física na escola. Durante as férias de final de ano (entre 8ª série e 1º ano do Ensino Médio), comecei a fazer academia com a minha família: todos os dias, acordando cedo e começando o dia animado e cheio de energia, mas quando recomeçaram as aulas, o único horário disponível para ir à academia era de noite não consegui levar essa rotina por muito tempo. Eu adorava ir à academia, pois tinha companhia e gosto muito desse tipo de exercícios.

No terceirão, eu queria fazer um esporte de luta, pois ouvi dizer que ajuda a aliviar a estresse e sempre quis fazer algum esporte deste gênero, mas o ano foi tão corrido, que nem tive tempo para fazer educação física na escola (que era no contraturno). Entrei na faculdade, tinha mais tempo livre, então comecei a correr, para participar de corridas com meu irmão e primos. Participei do Circuito das Estações Adidas 2013 (Outono, Inverno e Primavera) e, depois, as datas começaram a coincidir com compromissos e parei de correr, mas um pouco antes da última corrida que participei, recomecei academia pela insistência da minha mãe, só que numa academia bem perto de casa. Comecei a ir, mas como estudava de noite, ou ia para a academia cedo (eu amo dormir!) ou não ia (pois de tarde tinha aula de alemão e piano) e foi aí que fiz uma grande descoberta pessoal: por mais que a academia seja perto de casa, a distância até chegar lá é enorme, mas uma vez estando lá, sem problemas: até dava vontade de passar o dia inteiro lá (mas nunca fiz isso, pois sempre tive muitos afazeres). Então, parei de vez, pois comecei a estagiar e fiquei sem tempo de vez: saía 8 horas de casa e chegava depois das 11 da noite em casa. Um pouco antes de vir ao intercâmbio, deixei o estágio mas não retomei as atividades físicas.

Quando cheguei aqui, ganhei liberdade para fazer tudo sozinha, inclusive comida, o que foi um problema: comia o que queria, a hora que quisesse, a quantidade que quisesse e isso me fez ganhar alguns “kilinhos” a mais. Caminhei alguns dias com uma colega que morava comigo, mas não durou muito, pois logo me mudei. Então descobri que na universidade tem oferta de cursos de atividades físicas de diversos tipos, como dança, esportes individuais e de grupo, lutas, academia, yoga etc. Então comecei a fazer Kung Fu daí, que não é nada caro. O problema é a sua baixa frequência, apenas uma vez por semana (1,5 h). Durante o inverno era só isso que eu praticava (em conjunto com levantamento de garfo), mas sempre mantive em mente, que quando esquentasse um pouco, eu começaria a caminhar e correr. Como é de se esperar, não foi isso que aconteceu: só saí uma vez para caminhar em um parque perto de casa e nunca mais fiz isso, mas coloquei na cabeça que preciso emagrecer de qualquer jeito!!! 

Então descobri que uma colega faz exercícios curtos mas de uma forma intensiva em casa, que dura apenas 4 minutos e tem um aplicativo no celular que marca, inclusive, os dias que ela fez o treino. Gostei da ideia e fui pesquisar na internet e cheguei em um aplicativo chamado “Seven”, na qual cada ciclo de exercícios dura 7 minutos e a meta é fazer por 7 meses ininterruptamente. Já faz quase 3 semanas que estou usando este aplicativo e estou muito satisfeita, pois trabalha todas as partes do corpo, não precisa sair de casa, e usa apenas o peso corporal para a realização dos exercícios. Único objeto complementar necessário é uma cadeira. O ciclo é composto por 12 exercícios que duram 30 segundos, separados cada um por um descanso de 10 segundos. Os exercícios são:
1.       Polichinelo;
2.       Sentar contra a parede;
3.       Flexão de braços;
4.       Abdominal;
5.       Subir e descer da cadeira;
6.       Flexão de pernas (agachar e subir);
7.       AB-Tríceps
8.       Prancha;
9.       Correr no lugar;
10.   Arremessos;
11.   Flexão com rotação;
12.   Prancha lateral.
Faço no mínimo um ciclo por dia, mas quando sinto vontade de fazer mais vezes, eu faço. Em adição, ainda continuo aulas de Kung Fu, que gosto muito.

Na semana que vem (09 de maio) vou falar sobre como são as aulas de Kung Fu, na postagem do dia 16 de maio, falarei um pouco das práticas (saudáveis) que estou fazendo para tentar emagrecer e na outra semana (23 de maio), sobre o que me fez ficar “gordinha”.

Até logo!

Bis bald!


Deixe um comentário