Olá! Tudo bem?

A Alemanha sempre foi um país que sofreu grandes perdas em guerras, mas também famosa por sua rápida recuperação. Hoje vou falar de uma mais uma peculiaridade alemã (em comparação ao Brasil) quanto à moradia. Dentro da cidade, não há casas, mas sim prédios. Nas áreas mais afastadas dos centros, existem algumas casas, mas também são bem mais sofisticadas.


Na Alemanha em geral, existem basicamente dois tipos de construções: Altbau e Plattenbau: As construções do tipo Altbau são construções antigas e bonitas. Eu as caracterizo como “prédios tipicamente europeus”; elas são normalmente caracterizadas por terem teto alto e cômodos grandes. Já o Plattenbau, são construções de “módulo”, tudo quadradão: quando a Alemanha estava em crescimento e recuperação, muitos Plattenbau foram construídos, pois como sua estrutura já é pré-moldada, sua construção é bem mais rápida. Mas quando não há moradores suficientes, desconstroem os andares vazios e, depois, se precisar de mais moradias, constroem e assim por diante.

Plattenbau em Halle (an der Saale)
Altbau em Leipzig
E quanto à entrada dos prédios residenciais, não há porteiros. Na entrada, somente há campainhas com o sobrenome dos moradores. Os apartamentos não têm números e, no meu caso, como está o nome do alugador, já tive pequenos problemas em receber compras da internet por esquecer de colocar a referência (c/o NomeDaCampainha) porque o meu nome não estava lá. Já quando não tem ninguém em casa e chega algum pacote, algum vizinho sempre pega para você e deixam um aviso na caixinha, onde as cartas são deixadas, no andar térreo. Um ponto negativo de não ter porteiro, é que, quase todos os dias, bem cedo, principalmente segunda-feira, os lixeiros ou os carteiros vêm e tocam a minha campainha (térreo) bem cedo. Não sei se eles apertam todas as campainhas, mas o meu, sempre tocava. Quando eu queria dormir mais, eu ignorava, mas normalmente, quando eu ia abrir, alguém já tinha aberto.

Eu acredito que não existem porteiros por questões de segurança, que não é necessário como aqui no Brasil. Mas também as portas são confeccionadas, de forma que elas somente podem ser abertas por dentro ou por fora com chave.

Então, não estranhem, se algum dia forem à Alemanha para morar ou visitar, não conseguir virar a maçaneta do lado de fora.

Bis nächste Woche!


2 Comentários

  1. Oi, Rie

    Puxa, não sabia disso de não ter número nos apartamentos. Diferente, né? O que você colocou na plaqueta do seu apartamento, "Rie", "Amanda" ou "Funaki"? Colocam também um "Sr." (no seu caso, "Srta.")? Aqui no Brasil, eu já vi algo parecido em casas muito antigas com o nome da família / proprietário na fachada. Tipo, "Dr. Astrogildo", mas mesmo assim não em todas.

    Um dos costumes que mais me causaram estranheza foi quando trocamos correspondência com a Alemanha e Itália. O pessoal de lá escrevia a resposta na própria carta! Viravam a folha e escreviam no verso da própria carta. Pode parecer exagero, mas foi, para mim, uma coisa chocante.

    Gostei do seu blog, aos poucos vou ler tudo (não tinha me dado conta que ele existia). (^:

    Francis Lauer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francis! Obrigada pela sua visita!

      Então, do lado de fora da campainha eu não coloquei nada, mas quando era para eu receber alguma correspondência, eu colocava em informações adicionais "c/o NOME_DA_CAMPAINHA" e dentro, na caixa para cartas, eu escrevi "FUNAKI, A. R.". E na Alemanha tem uma cultura muito forte de só se chamar pelo sobrenome.

      E em relação à correspondências, essa informação é nova, mas eu não duvido não! Não é que eles sejam "pão duros", de certa forma até são, mas é que quando tem como não gastar, eles aproveitam a oportunidade!

      LG

      Excluir