Grüß dich! Alles klar?
Saudações! Tudo bem?

Hoje vou falar sobre a cultura das bebidas aqui na Alemanha. Vamos começar pela água. Como eu já disse na postagem #20, a água canalizada é própria para o consumo. Muitas pessoas a consumem direto (como eu), mas também muitas pessoas a filtram: compram jarras com filtros que custam, aproximadamente, 15 euros. Durante o festival de música que participei (mais informações na postagem #34) também descobri que no mercado vendem água em caixa e também água para bebês, na qual dizem que tem os sais e nutrientes que são necessários para um recém-nascido. E uma cultura muito forte (mas muito mesmo) daqui é beber água com gás, ou melhor, tudo com gás. A avó da minha amiga, por exemplo, ela só bebe água com gás, pois uma vez ela pegou infecção por beber água da torneira e nunca mais tomou. O engraçado (pelo menos para mim) é que existem “intensidade” do gás: fraco, médio e forte e ele pode ser chamado de Wasser mit Kohlensäure, Selter  ou Sprudelwasser, fato que me fez confundir na primeira compra (postagem #1). Normalmente quando se visita casa de alguém, oferece-se ou água filtrada ou água com gás. Eu, particularmente, não gosto muito de bebidas com gás, mas quando não há opção, bebo mesmo. Até que já consegui me acostumar, mas evito ao máximo!

Quanto aos sucos de verduras, não tenho mais o que falar. Acho que tudo que eu tinha para falar, está aqui, na postagem #37.

Aqui o suco de maçã é muito comum e não é leitoso como no Brasil, mas um marrom transparente, como se fosse um guaraná sem gás. Além do suco, aqui se bebe muito o famoso Apfelschorle, que é um “refrigerante de maçã”. Ele não é muito doce e é comparável ao guaraná brasileiro, quanto à popularidade. Nos restaurantes, às vezes, também é possível pedir Schorle de outros sabores, na qual se misturam suco com água com gás.

Para adocicar um pouco mais a vida, dentre os sucos, alguns restaurantes oferecem suco de banana com néctar de cereja. Eu nunca provei, mas a aparência é bem bonita, pois como os dois sucos são densos, eles ficam separados até misturar. Com o suco de banana também se bebe cerveja. Na minha opinião, uma das melhores combinações existentes, pois mistura o doce com o “amargo” da cerveja e a combinação fica, realmente, muito boa.

Para dar energia, bebe-se Club Mate, que é uma bebida à base de erva mate, levemente adocicada, com gás. Essa bebida é relativamente nova na Alemanha e muitos jovens bebem Club Mate. É gostoso, mas não troco pelo bom e clássico chá mate natural (sem açúcar).

Quem nunca ouviu falar sobre Jägermeister? É um digestivo, o qual não gosto muito, pois sempre que bebo, tenho impressão que estou bebendo enxaguante bucal. Uma bebida parecida, mas ainda um pouco melhor, é a Berliner Luft, que é também refrescante, e é docinho. Também existem versões mais baratas dessas bebidas no mercado. 

Um shot pronto que bebi foi de ameixa, que são vendidas em garrafinhas de 20 mL. Não sei a frequência de seu consumo, mas a primeira vez que bebi, ganhei de uma alemã. É bem docinho, mas também é bem forte (20 % alc. vol.).


No inverno, eles bebem muito Glühwein, que nada mais é um “vinho quente”, literalmente ( postagem #9). Eu esperava que fosse como o bom quentão curitibano, mas era só o vinho. Eles servem em canequinhas com Pfand (explicação de Pfand na postagem #21). No meu caso, eu as colecionei e “perdi” o Pfand.

Nos bares e baladas, as tequilas são servidas de uma forma um pouco diferente. Na maioria dos lugares, eles servem tequila (quente) com uma fatia de laranja; em outras com limão e, se tiver sorte, eles têm sal. O mais diferente (mas não o pior), foi a tequila com laranja e canela por cima da laranja. Foi bem gostoso, mas o melhor, foi quando serviram a tequila certinha, com limão e sal, mas o diferencial foi que a tequila estava gelada! Muito bom!

Por fim, não poderia faltar a bela e boa cerveja. No Brasil, quem bebe cerveja na rua, é mal visto, mas aqui na Alemanha, qualquer pessoa, de qualquer classe social, bebe uma boa cerveja seja de manhã, tarde ou noite. Até estranhei durante as viagens, que em alguns lugares (como Dublin) não é permitido beber nas ruas ou em algumas cidades, somente em alguns bairros são permitidos. É bem comum beber cerveja “quente” assim como misturar cerveja com várias coisas, como água com gás, refrigerante (sprite, coca-cola) ou suco de banana. Eu já bebi com suco de banana e sprite, aprovadíssimos! Em Berlim, existem cervejas coloridas chamadas de Berliner Weisse, que pode ser encontrada pura ou saborizada. Dentre as saborizadas, tem de Waldmeister (verde, não sei explicar o sabor, mas é muito bom!), Hollunderblüte (verde claro) e Himbeere (rosa de framboesa). Quanto à pura, ela é azeda e deve ser misturada com xarope à sua escolha. Bebi de Waldmeister e Himbeere.

Isso foi o meu tour pelas bebidas alemãs e alemanizadas.


Até a semana que vem!


Deixe um comentário