Olá! Tudo bem?
Sabe quando alguém faz algo errado, não tem coragem de comentar com ninguém, se preocupa demais com isso, mas passa um pouco de tempo, não acontece nada, mas mesmo assim não consegue contar para ninguém? Então, passou mais um tempão (um ano) e, finalmente, tenho coragem de compartilhar sobre isso.

Antes de ir para Alemanha, já sabia que pirataria no país é crime e, se baixar alguma mídia, seja música, filme, software etc ilegalmente, pode receber uma multa de 1.000 euros e/ou ir para cadeia. A história começa quando eu comprei o meu notebook na Alemanha e precisava muito de um software de música, para terminar de editar um arranjo musical, que eu já tinha iniciado. Pedi a um amigo que me enviasse o arquivo compactado (baixado aqui no Brasil) via Dropbox ou Google Drive, para que eu pudesse instalar lá, entretanto, ele não conseguiu, pois estava dando erro no download. Como comentei nas minhas primeiras postagens, eu agia muito impulsivamente, então, ao mesmo tempo que pesquisava onde baixar, enviei uma mensagem à minha amiga, se o download pelo 4shared era ilegal. O que aconteceu: eu baixei o arquivo da 4shared, instalei off-line e usei o programa, quando minha amiga me manda uma mensagem de áudio que me deixou desesperada: “Guria do céu, você não pode baixar nada aqui, seja música, filme, software, ainda mais se for da 4shared, que só tem arquivos distribuídos ilegalmente (sem pagar direitos autorais etc). VOCÊ PODE LEVAR UMA MULTA DE 1.000 EUROS! Eu tenho uma conhecida que já recebeu a multa!” Nesse momento, entrei, realmente, em pânico e já estava pensando nas possibilidades de conseguir me virar com uma quantia de dinheiro reduzida, para que eu pudesse pagar a multa, consultei um colega que entende muito de coisas de computador, dois advogados, nossa tutora da escola de alemão e passei uns três meses muito, mas muito preocupada! Tão preocupada, que nos dias seguintes, mal conseguia dormir e precisava me ocupar para não lembrar disso. Ainda minha amiga tentava me consolar: “Mas ainda bem que não foi filme nem música, o que indicaria 100 % de multa!” E eu tive uma grande sorte, pois o programa que eu baixei não é um daqueles que dá problema. Enfim, não recebi a multa e, depois do primeiro trauma, nunca mais (sequer arriscar)!

Na Alemanha existem essas punições agressivas devido à grande adesão da população contra a pirataria (SOPA - Stop Online Piracy Act), o que quer dizer que se viajar para algum país vizinho, que não tenha problema com downloads de conteúdos “ilegais”, não terá problema, assim como, teoricamente, se você trouxer arquivos baixados em outros lugares mas não compartilhar, ou seja, ser de “uso próprio”, também não tem problema. Não é à toa, que o Brasil é o vice-campeão em pirataria. A dúvida fica se você pedir para alguém baixar algo e compartilhar com você por nuvem. Teoricamente, não teria problema, mas nunca se sabe até onde os limites chegam; pelo menos, não tive problemas com isso (isso não quer dizer que fiz muito isso). Certamente, uso de torrente, que além de receber compartilha dados, dá multa. Deixo claro que pirataria é crime, mas no Brasil é impune, e que não estou incentivando sua prática, mas sim alertando, para que não passe pela mesma situação que eu.

Uma das formas de lidar com isso é utilizando VPN, que eu não entendo, mas também não é 100 % certo. Mas eu acredito que os cidadãos alemães não sintam tanta falta disso, pois têm produtos com preços acessíveis, como CDs e DVDs, com frequentes liquidações e os livros são todos com preços tabelados, além de existir a opção de poder comprar tudo isso usado, por um preço muito mais barato e em ótimas condições. Por exemplo, comprei a coleção completa dos livros do Harry Potter em alemão, com capa dura, tudo no mercado das pulgas por 5 ou 6 euros cada livro, sendo que um novo custa por volta de 20 euros. Além de que para músicas existem aplicativos como Spotify e Netflix, os quais não necessitam download de conteúdos e são legais. Também existe a possibilidade de ver filmes e séries online.

Essa foi a minha forma de entrar com o pé esquerdo no território alemão, não que eu tenha levado azar, mas que levei um grande susto e quebrou um pouco da “inocência” de estar em um lugar completamente novo e sozinha.

Até a semana que vem, quando falarei sobre o meu desfecho na universidade!


Deixe um comentário