Grüß Dich!
Como prometido, hoje relatarei como
foi meu segundo semestre de intercâmbio na universidade, Sommer Semester (SoSe –
semestre de verão) do ano de 2016.
Primeiramente, gostaria de fazer um
comparativo geral sobre a graduação na Alemanha e aqui no Brasil. Logo que
voltei, percebi de cara, que aqui no Brasil tudo é muito mais fácil, não
somente pelo idioma, mas que os professores facilitam muito durante o ensino.
Por exemplo, como já citei na postagem sobre o primeiro semestre (#26), durante
a aula, o professor fala durante o tempo concedido a isso, normalmente, sem
interrupções, a não ser quando eles interagem com os alunos e a tempo destinado
para exercícios são somente para exercícios (quando a matéria oferece); para
realizar as provas, os alunos realmente estudam (por conta própria) para poder
aprender e passar, pois extrapolada a quantidade de provas de recuperação permitidas
(acho que são 3), o aluno está banido no país inteiro a frequentar qualquer
curso que tenha aquela matéria. Vale relembrar que na minha universidade, havia
somente uma prova no final do semestre ou do módulo, o que fazia com que o
montante de matéria fosse muito grande.
Como comentei anteriormente, neste
semestre fiz duas matérias de polímeros e uma matéria, na qual se desenvolveu
um novo produto. As matérias foram “Polymerization
Technology” em inglês (tecnologia da polimerização), “Kolloid- und Polymerchemie” (Química dos coloides e dos polímeros) e
“Produktdesign” (Design de produtos).
O semestre de verão recomeçou somente na terceira semana de abril (dia 18),
enquanto a maioria dos outros estudantes CsF pela Europa já estavam na metade
de seus respectivos semestres letivos. Também foi no dia 18/04 que fiz a minha
prova da matéria Technische Katalyse.
Foi um teste oral com duração de, aproximadamente 40 minutos, e foi “tranquila”.
Durante a avaliação oral, o professor
responsável da matéria faz as perguntas e um assistente, normalmente um
mestrando ou doutorando, que observa e faz anotações pertinentes à avaliação. Decorrido
o tempo estipulado ou do tempo necessário para realizar todas as perguntas, os
dois avaliadores conversam entre si e definem uma nota. O professor iniciou a
avaliação perguntando o que são catalisadores. Então, disse tudo, tudo mesmo
que sabia sobre o assunto, quanto sua definição, classificação exemplos e,
quando terminava, às vezes o professor me perguntava sobre algo que tinha
citado e queria uma explicação mais detalhada ou mudava de assunto. Quando eu não
sabia sobre alguma coisa, ele reformulava a pergunta, cedendo mais algumas
informações extras, e, enfim, conseguia responder, pois a resposta final era do
gênero “sim” ou “não”. Acredito que o professor me ajudou muito quanto a isso,
pelo fato de ter sido meu primeiro semestre na universidade alemã, com aulas
ministradas em alemão, mas também acredito que um pouquinho disso tenha sido
devido ao meu esforço, que, realmente, debulhei várias vezes os livros sobre
catalisadores. Ah, e um detalhe importante: fiz a prova em inglês, pois os
livros de apoio e os slides eram todos em inglês, o que me facilitou muito na
comunicação. Minha nota foi 1,3!
A matéria de Polymerization Technology era uma matéria de um programa de
mestrado sobre polímeros, o qual possui parceria entre 3 universidades de
Berlim e Potsdam: Technische Universität
Berlin, Humboldt Universität e Potsdam
Universität. A sua carga horária era de 7 horas semanais com duração de 1 mês
e meio, então, foi a matéria que fiz a prova escrita logo no final de maio. Para
essa prova, tive uma ajudinha de um mestrando, que já tinha feito essa matéria
e que passou as questões da prova de um ano antes dele cursá-lo. É obvio que a
prova não era igual, mas foi o suficiente para me dar uma noção do que esperar
e conseguir fazer a prova mais tranquila. Tirei 2,0 na prova, o que equivale a,
mais ou menos, 82 %.
Passada essa prova, pude me dedicar
um pouco mais no relatório do Prozesssimulation
I que tinha deixado de lado. Entreguei o relatório na última semana de
junho e, logo que recebi um “ok” de relatório corrigido, marquei a prova oral
com o coordenador da disciplina. A única data disponível (para mim e para ele),
foi dia 08/08, uma segunda-feira, mas não foi qualquer segunda-feira! A prova
foi dois dias antes de eu pegar meu voo e voltar ao Brasil. Isso quer dizer que
só consegui dias realmente livres depois dessa prova. A boa/excelente notícia é
que consegui passar com 2,3, mas também tive que reestudar termodinâmica I
sozinha e um pouco mais. O teste oral se baseava em como dimensionar uma coluna
de separação entre uma mistura de água e metanol. O coordenador ajudou bastante
também e no final, ele disse que eu fiz um bom trabalho, pois trata-se de uma
matéria de “mestrado”, na qual se exigem conhecimentos além do bacharelado.
Outra matéria cursada foi Kolloid- und Polymerchemie, a qual era
dividida em 3 partes e cada parte, ministrada por um professor: tipos e
classificação de coloides, definição e medição da tensão superficial; avaliação
da interação entre partículas (forças, medição); e polímeros e suas interações/comparações
com coloides. A parte de polímeros era idêntica ao da outra matéria, mas
deveria os associar e comparar com os coloides. A avaliação desta matéria era
na modalidade oral e, fui fazer com um dos professores. Ele me perguntou o que
eram coloides e fui falando tudo o que eu sabia. No meio da minha fala, ele
fazia uma outra pergunta sobre algo que eu tinha falado e ia, cada vez mais,
especificando até chegar no fundamento básico para explicar aquilo. Só que como
era uma matéria muito complexa, com muito conteúdo, apenas estudei o geral,
inclusive os equipamentos para medir cada coisa (tensão superficial, por
exemplo), o que me fez levar um 5,0, ou seja, reprovei. No final da avaliação,
o professor ainda disse “Du bist sehr
nett, aber ich kann dir keine bessere Note geben, weil du den Grund nicht weißt“,
ou seja, „Você é simpática, mas não posso te dar uma nota melhor (te
aprovar) porque você não sabe o fundamento de nada”. Comentei isso com o meu
professor orientador do intercâmbio, que dá a frente de polímeros, e ele
comentou “Mas você sabia, que você pode refazer a prova?” De cara, eu já disse “Ah,
não tem problema, vai ser um trabalho a mais...” mas ele retrucou em seguida,
que dessa vez ele disponibilizaria um horário para mim, para refazer a prova, e
que eu levaria os ECTS para casa, ou seja, ele daria um jeito de me aprovar. Ele
elaborou um exercício, que abordava mais conteúdos: tinha-se dois copos com
duas soluções distintas, uma de dispersão e outra de uma solução polimérica. Como
fazer para diferenciar? A prova basicamente foi em torno disso e ele me deu
2,7. Ufa!
A
última matéria, teríamos que criar um novo produto, para atender uma
necessidade dos clientes. O trabalho, então, era em equipe e desenvolver um
projeto do zero, quanto à criação do produto até criação da planta e seus
gastos energéticos e monetários. Infelizmente, não consegui participar até o
final. O meu grupo ainda está trabalhando nisso, ou seja, não concluí a matéria,
mas alguns conceitos que trabalhei lá está me auxiliando nas matérias que estou
cursando aqui, como “Administração para Engenharia” e “Projeto Integrador I”.
O meu segundo semestre foi bem mais
corrido, uma vez que fiz três matérias mais uma matéria acumulada do primeiro
semestre para fazer o relatório e a prova, e não poderia postergar a prova,
pois voltaria logo. A minha conclusão é que tive a sensação de saber como que é
reprovar em uma matéria e também aprendi muito, principalmente nas áreas de
catalisadores e polímeros, os quais fazem parte da química técnica, uma área de
estudo muito desenvolvida pela universidade e pelo país. Esqueci de comentar
também que também, durante o semestre, participei de um projeto, que trabalha
com fotocatalisadores e auxiliei na preparação deles, com carregamento de metais
nobres, para melhorar sua performance. Eventualmente, terei oportunidade de ter
um artigo publicado com o meu nome!
Gostaria de agradecer pela
oportunidade a todos os brasileiros, pois sem eles, não poderia estar lá e ter
essa experiência maravilhosa.
Até a semana que vem, com o desfecho
do meu intercâmbio!
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