Hallo! Alles klar?
Hoje vou falar de como é o sistema de abastecimento e distribuição de água e luz na Alemanha. Eu não tive noção nem controle nenhum sobre os valores das contas, pois eu pagava ao alugador um valor fixo mensal por todas as despesas mensais (aluguel, água, luz, internet e aquecimento). Mas sei que em apartamentos, como no que morei, a cobrança mensal é igual a todos os apartamentos do prédio, fazendo com que todos os meses todos paguem quantias iguais. Até acho que esse valor seja constante a todos os habitantes da cidade, mas acredito que não seja verdadeira, pois o cidadão tem o direito de escolha da empresa distribuidora de energia elétrica. E uma vez ao ano, normalmente no início de cada novo ano, é realizado o balanço, para ver quem consumiu mais ou menos, em relação à quantidade paga: se consumiu menos, recebe uma parte do dinheiro de volta e, se consumiu a mais, deve-se pagar pelo excesso.

Por que estou comentando sobre isso? Porque tive um pequeno problema $$$ . Em março, teve-se a medição anual de consumo energético e no meu apartamento, foi constatado que o consumo ultrapassou 10 000 kWh! Os anos anteriores o consumo anual foi sempre entre 4 000 e 5 000 kWh, ou seja, o consumo dobrou! Isso quer dizer, que deveríamos pagar por uma quantia de, aproximadamente, 1.700 euros a mais! Ainda não se sabe o motivo do imenso gasto, mas uma delas é que a minha vizinha de quarto tinha um aquecedor elétrico, mas somente isso não justifica esse excesso! Como solução dessa despesa extra, tivemos que dividir esse valor por todos os moradores e ex-moradores da casa durante o período cobrado.

Um aspecto positivo do Brasil, é que isso nunca ocorre (pelo menos é raríssimo), uma vez que há medição mensal e quando há erro de medição (para mais ou para menos), o valor a ser cobrado vem corrigido para o próximo mês. Já na Alemanha, esse valor é secreto, a não ser que alguém controle o relógio de consumo regularmente, o que começamos a fazer, depois de receber essa conta. No boleto, inclusive, constava que houve 4 medições no período de um ano: a última do ano anterior, feita por um prestador da empresa, duas durante o ano, feitas automaticamente, e a última, que fecha o ano, também por um prestador de serviços. Único aspecto positivo desse método de cobrança é que o planejamento de gastos mensais se mantém fixo, mas se extrapola no gasto...

Até hoje não sei se teve algum “gato” ou se a gente gastou tudo isso, mas não foi inevitável pagar.

Essa diferença também faz parte da cultura alemã, talvez de uma forma não tão abordada por eles, pois eles são muito discretos, ao tratar de dinheiro.

Obrigada pela sua visita e até a semana que vem!

Tchüssie!


Deixe um comentário