Olá, tudo bem?

Hoje contarei um pouco das minhas aventuranças em Roma, capital da Itália. Fiquei nesta cidade por 5 dias e fiz todos os trajetos a pé. Planejei esta viagem para passar o Natal nesta cidade e, como uma turista inocente, pensei que em qualquer lugar da Europa nevava durante dezembro, em geral. Só que não! O que aconteceu foi totalmente o oposto: sol, calor de uns 20 °C e eu me ferrei: eu fui de botina e no mochilão somente levei um par de sapatilhas, ou seja, um dia eu usava bota e outro, sapatilha. Isso foi o suficiente para me deixar com dor nos pés e muitas, muitas bolhas nos pés.

Os passeios foram supertranquilos, mas bem cansativos, pois alguns pontos eram bem longes e, inclusive, tiveram alguns pontos turísticos, que ficavam no meio dos trajetos, que eu passei em frente quase todos os dias.

Uma coisa que me decepcionei muito: macarrão e pizza. A gente imagina (pelo menos eu imaginava) que essas comidas italianas eram pratos principais e coisas de outro mundo, mas não. No caso do macarrão, ela é somente uma forma de “aperitivo”, ou seja, são caras e vendidas em porções muito pequenas. Já em relação à pizza, quase não tem recheio! Talvez estejamos mal-acostumados com as versões abrasileiradas de macarrões e, principalmente, pizzas. No último dia, enfim, encontramos um restaurante com massas relativamente baratas e deliciosas. Em contrapartida, os Gelatos eram bonitos e gostosos!

Um fato desagradável em Roma é que como o ataque terrorista em Paris tinha sido recente, a segurança na cidade estava mais reforçada e prédios públicos (e muito lindos) eram proibidos de serem fotografados, pois tinham seguranças e militares perfilados em sua frente. 

No meu último dia em Roma, reservamos o dia para visitar o Museu do Vaticano e, se desse tempo, entrar na basílica. Saímos bem cedo do hotel e eu fiquei responsável de guiar até lá. O que deu? Eu me confundi nas direções, por causa das pontes, e chegamos 1 hora depois do tempo estimado. Fiquei muito chateada, pois com o tempo restante só foi possível visitar o museu.

Uma DICA muito válida para visitar Roma é comprar os ingressos de atrações antecipadamente, pois para a visita do Museu do Vaticano a gente entrou na hora marcada sem ter que enfrentar fila, enquanto tinha uma fila quilométrica para visitantes sem ingressos, levando um tempo de 3 h para poder entrar no museu. Em relação à visita do Coliseu e seu complexo, pegamos um pouco de fila mesmo visitando bem cedo, mas caso desejem visitar de tarde, vale muito à pena comprar online e correr o risco de não perder muito tempo em filas.



Para encerrar a postagem de hoje, gostaria de deixar a minha definição da cidade em uma palavra: Ruínas, pois a cidade é bela, mas antiga e cheia de ruínas e histórias.

Até a semana que vem com postagem de mais uma aventura em outra cidade do mundo!


Se gostar, curta e comente! Se tiver sugestões e/ou críticas, serão bem-vindas!


Deixe um comentário