Vou relatar a “primeira” vez que fui à biblioteca, digo pois literalmente não é verdadeira, pois já havia ido uma vez para uma visita guiada e explicação sobre o funcionamento geral da biblioteca durante um curso de alemão intensivo que participei, mas foi a primeira vez que realmente fui lá com fins acadêmicos. Como toda biblioteca, não se pode entrar com mochilas nem bolsas, então na entrada disponibiliza-se armários. Entretanto, aqui na Alemanha, cada um tem que trazer o seu próprio cadeado (pelo menos na minha universidade brasileira é o sistema com chaves).

Tendo consciência dessa informação, uma semana antes fui em uma loja estilo “Casa China” para comprar um cadeado, mas só tinham cadeados grandes e, pelo visto, não muito resistentes (isso explica o seu preço: 1,29 EUR), ou seja, não comprei. E durante a semana uma colega me chamou para ir à biblioteca e comentei que eu ainda não tinha um cadeado e ela me contou que tinha uma área aos visitantes que não necessitava de cadeado, mas que seria necessário levar todos os pertences de valor. Sabendo disso, fui para a biblioteca nesse dia, sem cadeado, e fui procurar os armários abertos. E eu achava? A resposta certa é não. Então pensei “Não vou perder a viagem e também realmente preciso emprestar os livros para eu poder estudar” e avistei uma “papelaria” nesse hall de entrada e fui perguntar se vendia cadeados em alemão, mas não me lembrava como era a palavra (Vorhängeschloss) e no meio da minha tentativa falhada de pronunciar a palavra, vi 3 modelos de cadeados sobre o balcão. Parei, olhei os cadeados e eram todos pequenos, mas o modelo mais barato custava 7,50 EUR. Como realmente não estava a fim de perder mais tempo, fiz o quê? Comprei o cadeado de 7,50 EUR. Eu sei que é caro, mas a história não para por aí.
Guardei meus pertences em uma cesta (como de mercado) e entrei na biblioteca. Peguei os livros e sentei em um computador livre e estudei até dar o tempo que eu deveria sair para a aula de japonês. 

Fui a uma máquina automática para fazer o emprésrimo de livros e saí para o hall, passando pelo sistema de alarme magnético. E o alarme apitou, mas pensei que não teria problema, pois eu tinha o comprovante de empréstimo de livros. Nisso, chegou o segurança da biblioteca, mostrei-lhe o comprovante, e ele disse que eu teria que voltar lá dentro para que uma das atendentes desmagnetizasse os livros. Na hora que dei meia volta, vi os armários que não precisa de cadeado. Nessa hora não sabia se eu pensava em desmagnetizar o livro ou no atraso para a aula de japonês (primeira aula, inclusive), ou no cadeado que tinha comprado por 7,50 EUR. Voltei, a bibliotecária desmagnetizou o livro, saí sem apitar e quando fui em direção aos armários, eu não lembrava em qual fileira (muito menos qual armário) que eu havia guardado minhas coisas e também mal sabia identificar meu cadeado, pois tinha acabado de comprar. Mas tive a mínima capacidade de pensar para ver a marca do cadeado na chave e pude encontrar também graças aos muitos armários vazios na região. Para que eu não perca mais o meu armário, estilizei o meu cadeado com algumas paixões e hobbys que tenho.

Estutura molecular da adrenalina e hobbys no cadeado.
Pelo menos, no final dessa história, pude emprestar os livros, estudar e aprender um pouco, comprar um cadeado (mesmo que caro) para usar futuramente quando voltar à biblioteca (terei que voltar muito, para valer à pena) e, acima de tudo, ter mais uma história para compartilhar aqui.


Liebe Grüße


Deixe um comentário