Esse é a primeira postagem sobre comida que farei aqui em Berlim. Infelizmente a culinária alemã não é muito rica, mas as comidas na rua sofrem muitas influências externas e são muito boas! Aqui nas ruas de Berlim é possível encontrar desde um restaurante chinês (básico), japonês, viatnamita, italiano até brasileiro, percorrendo todo o mundo. Hoje escolhi falar sobre o Kebap, que foi uma grande novidade para mim no começo.

Kebap é como um "churrasco grego", que assa carne em um espeto vertical e conforme vai sendo assado é fatiado de fora para dentro e o utiliza para recheio de Döner ou Dürüm (ambos turcos). Fui comer o meu primeiro Döner um mês depois que cheguei aqui. Ele é um pão recheado com Kebap que pode ser de frango ou cordeiro com verduras frescas, molhos (inclusive pimenta) e algumas gotas de limão. Pode também ser que alguns lugares também adicione verduras  como batata, pimentão, cenoura e berinjela fritas e queijo coalho (alguns lugares é extra). A única diferença para o Dürüm é que no lugar do pão tem uma massinha de Lavash ou Markook. O Döner custa normalmente entre 2,50 EUR (o mais barato que encontrei, mas não comi) e 4,50 EUR; já o Dürüm é um pouco mais caro (a minha teoria para isso é que vem mais recheio).

O meu primeiro foi um mês depois da minha chegada aqui em Berlim. Foi bem gostoso e marcante, pois foi por volta das 5 horas da manhã depois de uma balada (foto à direita). Depois dessa vez, sempre que não tenho comida em casa ou não estou com vontade de cozinhar compro um Döner, pois qualquer estação de metrô, qualquer esquina vende Döner

Ontem, finalmente, depois de quase 8 meses em Berlim, fui provar o "melhor Döner de Berlim" (foto à esquerda). Essa tenda fica na estação Mehringdamm, na intersecção das linhas de metrô U6 e U7 e dizem que todos os dias tem fila para comprar. A minha amiga disse que quando ela foi pegou uma fila que dobrava a esquina e levou 1 h para conseguir comprar um! Por sorte, ontem o tempo estava horroroso: frio, nublado, chuviscando, mas não deixei de pegar fila. Então, levei uns 10 minutos para pegar. Realmente, o Döner era muito, muito bom, pois era bem temperadinho e dava para sentir o sabor de cada componente. Tinha até uns pedacinhos de hortelã; esse foi o diferencial para mim. E o preço também é bom, 3,20 EUR. E no momento, o segundo melhor Döner foi um que comi no Alexanderplatz, ao lado do KFC. Para quem vier em Berlim, fica a dica!

Nem quero pensar em como vai ser ficar sem Döner quando eu for embora ao Brasil. Acho que antes de voltar ou tenho que aprender ou rezar para que alguém tenha uma ideia de começar a fazer e vender! Mas, por enquanto, o que me resta é aproveitar :)

Até a próxima aventura culinarística!


Deixe um comentário