Já faz um pouquinho mais de 7 meses que estou morando em Berlim, ou seja, já passei da metade do período de intercâmbio. Daqui a pouco já estou de volta no Brasil! Ainda não vou contar como foi o meu semestre na univerisdade, pois ainda estou na correria de estudos e provas, mas logo que se encerrar oficialmente, conto tudo detalhadamente.

Durante os preparativos para o intercâmbio, eu rezava para que o meu curso intensivo de alemão de 2 meses fosse em outra cidade, assim, eu poderia dizer que morei em duas cidades diferentes, mas não foi o que aconteceu: o curso intensivo de alemão e a universidade seriam em Berlim.  No início, fiquei bem contente, pois poderia encontrar já desde o início com a minha amiga que mora aqui na Alemanha e também teria mais tempo para procurar uma WG (/veguê/ - Wohngemeinschaft, que é um apartamento dividido com outras pessoas), pois eu pensava que ambos os alojamentos cedidos pela universidade teriam banheiro e cozinha divididos com o andar inteiro, mas me enganei: somente uma opção era uma repúlica (que só tem o quarto individual e o resto é tudo dividido com o andar inteiro) e a outra opção era uma kitnet (bem pequeno, mas só para você). Quando descobri que a segunda opção era uma kitnet, já era tarde demais para a inscrição, então só me restou por procurar uma WG, mas ainda fiquei na esperança de conseguir e morar com alemães, para poder treinar mais. Infelizmente, a procura não foi tão fácil: procurei na internet e mandei mensagem a vários apartamentos, mas não recebi nenhuma resposta. Então, comentei desesperada com a minha colega de apartamento (do curso de alemão, que já tinham nos alocado) e ela disse que na WG da amiga dela tinha um quarto vago bem para quando eu precisava. Nem pensei duas vezes (apesar de estar bem, bem, bem sujo), e assinei o contrato, pois naquele momento ou ficava sem teto ou ficava com aquele apartamento. Obviamente, quando me mudei, fiz um mutirão e o ap ficou uma beleza e consegui arrumar o meu cantinho do jeito que eu queria! Por sorte, não precisei comprar nenhuma mobília nem nada para cozinha nem banheiro e mensalmente pago um valor fixo pelo aluguel, água, luz, internet e aquecimento do quarto.
 
Quanto à localização de ambos os locais, primeiro morei em Lichtenberg, que se localiza no lado leste de Berlim, e agora estou em Spandau, que, literalmente, é à diagonal oeste da onde eu morava, ou seja, pelo menos posso dizer que morei nos dois lados de Berlim, leste e oeste.

No meu ponto de vista, fisicamente as únicas diferenças é que onde eu moro agora (Spandau) é uma área muito industrial, com grandes fábricas como Siemens e BMW e não tem Tram (bonde), pois depois da queda do muro não construíram mais trilhos. Em outros aspectos, não consegui perceber nenhuma diferença. E também onde moro é muito perto da Rodoviária central (ZOB – Zentral Omnibus Bahnhof) e do aeroporto Tegel, mas Looooooooooooooooooooooooooooonge (com L maiúsculo) do aeroporto Schönefeld.

E também acho que estou em Berlim graças à alguma ligação muito forte com Berlim junto com o destino, pois na oitava série, se eu não me engano, ganhei uma mochila-sacola de Berlim de souvenier, quando uma amiga foi para Berlim, tinha algumas outras coisinhas também compradas em Berlim (como bolsa, dicionário) que pedi para outra amiga e as duas vezes que fui ao Bar do Alemão em Curitiba no ano passado, ao pedir submarino, em um dia ganhei o copinho com bandeira da Alemanha e na minha despedida, ganhei com a bandeira de Berlim.

Não me arrependo em nenhum momento de somente estar em Berlim, pois é uma cidade grande e barata, comparada à outras cidades grandes como Paris, Londres, Roma, Amsterdã, Dinamarca (só citei capitais hahaha) e sempre, sempre mesmo tem coisas para se fazer aqui em Berlim, seja dia, seja noite, faça chuva, faça sol! Não é uma das cidades mais bonitas do mundo, mas no meu conceito, é a minha cidade favorita! (Lieblingstadt!)


Bis nächste Woche!


Deixe um comentário