Olá! Tudo bem?

Hoje vou contar como foi a minha primeira experiência, ao visitar um holocausto. Fui nesta cidadezinha, que fica próximo de Berlim (localizado na zona C). As duas vezes que a visitei, foi para ir ao Gedenkstätte und Museum Sachsenhausen, que é o memorial e museu de Sachsenhausen. Vale à pena visita-la ao passar por Berlim.

O museu é dividido em, principalmente, três partes: um memorial em um bosque, um museu com exposição permanente e também com exposições temporárias e o próprio holocausto, cujas casa, que não foram demolidas, são pequenos museus e exposições.

O meu primeiro contato foi chocante e muito pensativo, pois é impossível entrar em um lugar desses e não se comover com todas as vítimas dessa violência, que eram pessoas contra o regime nazista (como políticos, por exemplo) ou pessoas de “raças impuras”, não arianos, principalmente, judeus.   Iniciei a visita pelo memorial, que é um bosque com autofalantes espalhados, relatando experiências horríveis e também com túmulos de algumas vítimas e homenagem de seus familiares.

Seguindo adiante, na entrada do campo de concentração, está escrito “Arbeit macht frei”, que significa “O trabalho o torna livre”. Essa frase está presente em todos os portões de campos de concentração. O cenário é como em filmes e é em um terreno imenso!

Essa postagem foi mais um pequeno relato e uma sugestão. E também vale ressaltar uma dica, que o último ônibus que sai do museu para ir à estação central sai bem próximo do fechamento do museu e memorial, então, se se deseja ficar até o fechamento do local, deve-se sair um pouco antes do fechamento, pois há uma pequena caminhada do holocausto até a entrada do complexo do museu.

Vale ressaltar que amo fotografia, mas neste lugar, não me senti muito confortável a fotografar, em sinal de respeito às vítimas.


Para finalizar a postagem, vou tentar definir essa pequena cidade, de acordo com a pequena experiência que tive com o memorial do holocausto: Emoções.

Até a semana que vem!

Se gostar, curta e comente! Se tiver sugestões e/ou críticas, serão bem-vindas!
(Abaixo tem uma caixa de comentários conectado com o Facebook!)


Deixe um comentário