Olá! Tudo bem? Hoje eu vou contar como foi minha passagem pela cidade de Hannover, capital do estado de Niedersachsen. O alemão desta cidade é considerada a mais polida, mais correta, mais culta (hoch Deutsch), por isso que esta cidade é recomendada para aprender alemão Também é em Hannover, onde o matemático Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu. Ele é famoso por desenvolver cálculos de integral como Isaac Newton e em sua homenagem, nomeu-se a universidade da cidade em seu nome: Leibniz Universität. Resolvi visitar esta cidade porque a minha amiga da Indonésia é nascida lá e também tenho um casa de amigos que moram lá (originários de Benin e Trindade e Tobago, que me contribuiu com um pouco da descrição de Hannover).

Logo que cheguei na cidade, eu desci na Hauptbahnhof, que é a estação central da cidade, onde param trens e ônibus, e, por ser uma cidade pequena, lá em torno que é o centro comercial da cidade. É interessante, que a cidade tem uma estrutura interessante para o turismo: existe uma linha vermelha, pela qual se deve seguir para visitar os principais pontos turísticos e ruas da cidade. Por sorte, conhecia um casal de amigos, que moram lá, e a T. me guiou para um mini tour na cidade. Começamos seguindo a linha, mas logo nos perdemos da linha ao chegarmos no prédio da prefeitura de Hannover.

No caminho, vi uma coisa engraçada: um grupo de pessoas, vestidas como motociclistas de motos do tipo Harley Davidson, mas pedalando bicicleta! A primeira vez que vi, não deu tempo de tirar foto, e na segunda vez, quase que não consegui. A T. me disse que isso é muito comum de lá, uma vez que há incentivo de deixar, cada vez mais, de lado carros e motos.

A Rathaus (prefeitura) é uma das mais bonitas que eu já vi e, por ser um feriado, de ascensão de Cristo, estava tendo um festival em sua frente. Como estava com fome, comi um Hot dog à moda gringa: pão, salsicha, molhos (katchup e mostarda) e o que tinha disposto lá: cebola crocante, milho e mais alguma coisa (que eu não me lembro).

Depois, visitei o principal ponto turístico da cidade, que é o Jardim Herrenhausen, o qual já foi visitado pelo ex-presidente americano Obama. Eu tive a grande sorte de visitar a cidade na primavera, pois eu vi o jardim todo florido e colorido, embelezando, ainda mais, toda a beleza do local. Para visitar o jardim, é necessário comprar um ticket, que vale para a visita do jardim e do museu instalado no interior do palácio. Como eu não tive muito tempo, visitei somente o jardim. (A visita do jardim e do museu não precisa ser no mesmo dia.)

Um pequeno probleminha que me aconteceu (já de se esperar), foi na hora de comprar o ticket de metrô para visitar o jardim Herrenhausen. Na plataforma do metrô, tinha uma maquininha e resolvi já comprar o ticket de ida e de volta, para que na volta, já pegasse o metrô, direto pra “casa”, pois em Berlim isso funcionaria perfeitamente. Mas só depois que comprei que fui ler os tickets, que estavam já estavam validados, a partir da estação que estávamos. Como era feriado e não tinha ninguém na estação para nos auxiliar, mantivemos nossos tickets e rezamos, para que na volta, nenhum fiscal nos parasse. Eu já estava pensando, na possibilidade de um fiscal nos parar e com as falas já prontas: “eu pensei que dava para comprar várias e ir validando conforme o uso” e “eu sou de Berlim e não é assim, eu me confundi!”. Mas graças a Deus, ninguém nos parou. Pelo menos não fiz coisa errada, digo, não andei de metrô sem pagar. Foi aí que me dei conta, que de cidade para cidade, as coisas funcionam diferentes e era um puro engano, de minha parte, pensar que por se tratar de uma cidade de um mesmo país, tudo seria igual.

No final da minha visita, tive um pequeno momento de alegria: eu ganhei do A. (marido da T.) uma moeda comemorativa da Alemanha de 5 euros! Na verdade, eu disse que gostava de moedas e colecionava. Então, ele me mostrou a moeda e perguntei-o como ele conseguiu. Ele me disse que por vários dias foi ao banco bem cedo para tentar pegar a moeda, pois ela é distribuída diariamente, mas o banco dá somente uma moeda por dia. Então, ele me perguntou se eu tinha uma nota de 5 euros para trocar com ele, pois ele poderia ir ao banco outro dia para conseguir outra, e eu procedi com a troca. Eu fiquei tão feliz, pois até então, não conhecia ninguém que tinha a tal moeda nem sabia como consegui-la!
  


Agora, para finalizar a postagem, eu vou atribuir a palavra Jardim para definir a cidade de Hannover, pois o Herrenhausen Garten estava tão bonito e me encantou, cheia de flores e de cores. A cidade não é só o Jardim, mas com certeza, foi o jardim que deu um up na visita.

Até a semana que vem, com mais uma postagem da série “Diário de  viagens”!

Se gostar, curta e comente! Se tiver sugestões e/ou críticas, serão bem-vindas!

(Abaixo tem uma caixa de comentários conectado com o Facebook!)


Deixe um comentário